No ano em que comemora seus 60 anos,
o Grupo Pão de Açúcar do empresário Abílio Diniz,inaugura o primeiro supermercado verde do País dia 07 de
junho de 2008, na cidade de Indaiatuba, no Estado de São Paulo, na avenida
Presidente Vargas, nº 1264.
Reconhecido pelo seu pioneirismo na
área de responsabilidade sócio-ambiental, com o lançamento da loja verde, o Pão
de Açúcar conseguiu reunir, num único espaço, práticas de sustentabilidade já
realizadas pela rede e avança ainda mais com uma série de inovações de estímulo
ao consumo consciente.
Com alternativas simples e cotidianas
e de grande capilaridade em toda a cadeia produtiva e de consumo a nova loja
vai proporcionar uma experiência de compra diferenciada. “Informação,
instalações, operação, produtos e completos processos de reciclagem e
aproveitamento de resíduos, são algumas das ferramentas escolhidas para
envolvermos fornecedores e consumidores acerca de conceitos e práticas de
consumo sustentável”, declara José Roberto Tambasco, vice-presidente comercial
e de operações do Grupo Pão de Açúcar.
Já no estacionamento, vagas
especialmente demarcadas garantem benefícios aos carros que utilizam
biocombustível. Além disso, foram instalados bicicletário, estação de
reciclagem e paisagismo com preservação da vegetação nativa, além da
incorporação de espécies típicas da região.
Por todos os cantos, dentro e fora do
novo Pão de Açúcar, há muita informação. Clara, simples e precisa. Soluções
criadas especialmente para essa loja ajudam a esclarecer, mobilizar e despertar
os clientes para a oportunidade de mudança e melhoria no comportamento de
consumo.
Nesse ambiente diferenciado, com cerca
de
No atendimento, colaboradores
engajados que não só são líderes no seu negócio e que a partir de agora também
exercem uma liderança também
Os preceitos que balizaram a
implantação da nova loja Pão de Açúcar são: Reduzir, Reutilizar e Reciclar e
estão presentes em cada etapa da loja, do projeto à operação e entre as
inovações, destaca-se:
O sistema construtivo da loja foi
adequado aos requisitos do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design)
que prevêem medidas construtivas e procedimentos que aumentam a eficiência no
uso de recursos e diminuição do impacto sócio-ambiental no processo da
edificação como: aumento da eficiência no uso de energia, no consumo de água
potável e na aplicação e utilização dos materiais.
Projeto-O projeto arquitetônico do Pão de
Açúcar Indaiatuba considerou estudos de impacto e o resultado dos levantamentos
é um empreendimento que privilegia melhor qualidade ambiental interna,
eficiência energética, racionalização do uso de água, sustentabilidade de
espaço e materiais, garantindo conforto, qualidade dos produtos e operação com
padrão de excelência.
Como
exemplos de qualidade ambiental interna estão vários aspectos ligados ao bem estar. Nos balcões
frigoríficos e no ar condicionado será utilizado o gás ecologicamente correto
R404. Utilização de cobertura zenital para garantir iluminação natural, espaços
administrativos com abertura para área externa e cobertura com alto índice de
refletância para diminuir a ilha de calor, também resulta em impacto favorável
no microclima com consumo eficiente de energia.
Para quem vai à loja de carro,
atenção para os veículos flex. Eles têm espaço diferenciado e reservado no
estacionamento, ao lado da entrada e das vagas preferenciais determinadas por
lei. Estacionamento garantido tem também os ciclistas. No bicicletário, 20
vagas para deixar a bike
Nos materiais e mobiliário da loja, a
priorização pela sustentabilidade: nas
gôndolas, destaque para a utilização
de madeira com certificação FSC. Nos corredores, circulam carrinhos de compra
100% confeccionados em material reciclado, entre outras inovações em produtos.
Embalagens ecológicas-A rede Pão
de Açúcar foi a primeira empresa do varejo brasileiro a oferecer sacolas
retornáveis como alternativa às embalagens plásticas, há três anos. Mantendo
seu posicionamento de liderança em sustentabilidade no varejo, a empresa
reforça o seu portfólio de opções e lança uma nova ecobag, 100% algodão e com a
frase: “eu sou uma sacola verde”. Somadas às versões da SOS Mata Atlântica e as
confeccionadas em ráfia, a rede oferece dez opções diferentes de ecobags
dimensionadas para diferentes momentos de compra. Desde o lançamento do projeto
de sacolas retornáveis, já foram comercializadas mais de 180.000 em todo o
Brasil.
No atendimento ao público, uma equipe
de 110 colaboradores compõe o quadro de profissionais do primeiro supermercado
verde do Brasil. Já no processo de seleção, a empresa contemplou candidatos com
histórico de engajamento em ações sócio-ambientais e/ou voluntariado que, uma
vez contratados, receberam uma série de treinamentos privilegiando conceitos de
sustentabilidade, que incluem as inovações implantadas na loja verde do Pão de
Açúcar e conhecimentos gerais que irão ajudar no esclarecimento do consumidor
em suas dúvidas, destacando a importância
do tema.
Produtos orgânicos saudáveis-O Pão de Açúcar Indaiatuba oferece
uma seção inteira de itens orgânicos – é o maior sortimento da linha verificado
num supermercado, 50% a mais que numa loja convencional. São mais de duzentas
opções disponíveis na loja entre: frutas, verduras, legumes, sucos, cafés,
vinhos, cachaça, azeites, geléias, açúcar, arroz, chás, molho de tomate,
lentilhas, purê de maça, farinha, feijão, xampus, condicionadores, cremes e
muito mais.
E para oferecer uma ampla linha de
alimentos saudáveis, por seis meses, um grupo de profissionais da área
comercial dedicou-se ao desenvolvimento de novos fornecedores e produtos.
O resultado é um mix de frutas,
legumes e verduras, convencionais e orgânicos, entregues diretamente na loja
por produtores da região gerando menor impacto ambiental e produtos com maior
frescor e qualidade. Na linha de sustentáveis, os destaques são a água carbono
neutro da Petrópolis e a carne de terneiro Taeq, ambos lançamentos.
A água carbono neutro é envasada
A carne de terneiro Taeq é fruto da
combinação entre as raças Rubia Gallega (de origem espanhola) e Nelore (tradicional
no Brasil). As características são: maior concentração de proteína, baixo teor
de gorduras, redução de colesterol e baixa caloria. O resultado é uma carne
mais saudável e com alto valor nutricional: 27% menos caloria que a carne
convencional e 78% menos gordura total. São 114 calorias a cada 100g. Outro
diferencial é a sustentabilidade do produto, feito sob uma cadeia produtiva
orientada para a responsabilidade econômica, social e ambiental, fruto da
parceria do Grupo Pão de Açúcar com o Instituto ETHOS e do Banco Interamericano
de Desenvolvimento
Mais
sobre produtos- A
padaria da loja verde terá todo diferencial e sortimento já reconhecido pelos
consumidores do Pão de Açúcar: pães artesanais
e de fabricação própria - franceses, baguetes, italianos, ciabatas, croissants,
de queijo -, doces - brioches, sovados, roscas com creme -, bolos - laranja,
fubá, cenoura, brownie, confeitados, tortas, doces, e folhados importados da
França. Nos destaques, pães com farinha orgânica, integral, de frutas secas, multicereais,
de centeio, de soja e girassol.
A seção de
frios e laticínios conta com um amplo espaço para produtos a base de soja, linha saudável, diet, light
e funcionais. O cliente também irá encontrar manteiga e iogurtes orgânicos,
queijos artesanais e com procedência de várias regiões do mundo: Portugal,
Espanha, Itália, França, Suíça, Inglaterra e Holanda. Pessoas com intolerância
à lactose e celíacos, terão uma compra facilitada com linhas específicas que
atendem às suas necessidades.
No açougue, além de toda variedade de
cortes especiais, carnes certificadas de animais que recebem alimentação sem
hormônios de crescimento e produzidas sem agrotóxicos ou adubos químicos. As
carnes podem ser encontradas cortadas, embaladas, prontas para o consumo. Na peixaria,
pescados frescos, limpos na hora e congelados. Há peixes de várias espécies,
camarões, polvos, mexilhões, ostras, lulas, linguados, trutas e salmões.
Na seção de
bebidas, são mais de 600 rótulos de vinhos, incluindo os orgânicos. Para facilitar a escolha, um
atendente especializado está à disposição dos clientes com as melhores dicas e
sugestões. Na loja verde do Pão de Açúcar há também oferta de cachaça orgânica
e sucos que são produzidos sem
utilização de fertilizantes químicos.
Na linha de
comércio solidário, o programa Caras do Brasil, estará com sua linha completa
com mais de 200 produtos disponíveis na loja verde do Pão de Açúcar. São alimentos produzidos
artesanalmente como mel, geléias, cafés, granola, melado orgânico, bala de
banana, entre outros, e objetos de decoração – fantoches, tapetes, jogos
americanos, fruteiras, sousplat - provenientes de 87 comunidades de várias regiões do Brasil.
Na perfumaria, produtos 100% naturais e orgânicos de marcas como L´Occitane, Vyvedas, Granado, Weleda e Ikove estão no
portfólio. Da L´Occitane, sabonetes, creme de ducha, leite corporal, cremes
para as mãos e para os pés, condicionares e xampus, gel, desodorantes,
pós-barba das linhas Verbena, Lavanda, Amêndoa, Mercador, Masculina, Aromacologia,
Karité. Da Vyvedas, as opções naturais vêm em barras de sabonete de capim santo
e limão, condicionadores e xampus de cupuaçu e de abacate, loção de buriti,
entre outros. A Ikove, pela primeira vez, traz sua linha de orgânicos para um
supermercado. São xampus, condicionares e cremes, feitas com ativos da
biodiversidade brasileira e certificados pela Ecocert da França.