Exterior - O Q8 segue o estilo do A8, o modelo que corre a seu lado na linha da Audi. O Q8 é, claro, um topo de linha e parece, no estilo, um automóvel caro. Porquê? O Q8 tem quatro portas sem molduras nas portas e uma traseira muito inclinada que desenha a forma cupê. A enorme grelha dianteira marca a frente do carro, adicionando-se cavas das rodas generosas e musculadas, faróis e lanternas LED, com uma barra luminosa que unem as lanternas traseiras, completam um estilo musculado que não é nada aborrecido, bem antes pelo contrário, mas incapaz de promover unanimidade. Literalmente, há quem adore e quem odeia o estilo do Q8.
Interior - A Audi sempre fez interiores de qualidade e de muito bom gosto e não falhou com o Q8. Simplesmente fabuloso o habitáculo do Q8, forrado a pele e com um conjunto de três monitores que se complementam: um que funciona como painel de instrumentos (Virtual Cockpit), outro que alberga o sistema de info entretenimento e um terceiro onde, entre outras coisas, está o controle do sistema de climatização. Os comandos são fabulosos ao toque, servindo uma ligeira resistência que adiciona a sensação de qualidade. Mergulhar nos vários menus dos sistemas pode ser assustador numa primeira abordagem, mas rapidamente percebemos como tudo funciona.
Vamos muito bem sentados com bancos de qualidade, confortáveis e com ótimo suporte. Há muito espaço dentro do Q8, inclusive no banco traseiro e uma bagageira muito aceitável, mas que tem o acesso sacrificado pela forma do acesso e da parte traseira do carro. O banco traseiro pode ser rebatido para alargar a capacidade da bagageira. Evidentemente que não há os dois lugares extras do Q7 e a mala é menor, mas quem quer um Q8 não está preocupado com as questões práticas, com a capacidade da mala ou até a falta de dois lugares extras.Equipamento - Como sucede habitualmente, o equipamento de um Audi é um jogo de paciência para coordenar tudo aquilo que é oferecido de série e o que passa a estar nos pacotes de equipamento e nos opcionais. Assim, de série, o Q8 oferece rodas de liga leve de 19 polegadas, faróis LED, assistente de máximos, lanternas traseiros LED, luzes diurnas LED, regulagem dos faróis, pacote Audi Exclusive negro, capas dos espelhos na cor da carroceria, spoiler traseiro, vidros com isolante térmico, bancos com apoio lombar elétrico, rebatimento do banco em 40/20/40, volante de três raios com patilhas, ar condicionado automático, espelhos exteriores com regulagem elétrica, rebatíveis e aquecidos, bagageira com trava elétrica, Audi Virtual Cockpit, sistema MMI com rádio Plus, sistema de navegação Audi connect Navigation & Infotainment, Smartphone interface e Blutooth, Audi pre Sense dianteiro, câmara multifuncional, câmara traseira, sistema de estacionamento Plus, cruise control com limitador de velocidade, chassis com amortecimento de comando eletrônico, controle de amortecimento na suspensão, reconhecimento de ocupação do banco, quatro anos de garantia ou 80 mil quilômetros e mais uma mão cheia de coisas. Tudo isto dentro do preço de 117.520 euros em Portugal.
Consumo - A Audi reclama para o Q8 50 TDI – equipado com o V6 de 3.0 litros com 286 CV – um consumo misto de 6,6 litros por cada cemde quilómetros. Entretanto, a média encontrada nos testes, foi de 7,6 l/100 km. Um resultado ainda assim muito interessante. Apertando com o andamento, chegar aos dois dígitos não é tarefa complicada. Porém, perfeitamente admissível num carro que pesa nada menos que 2145 Kg.
Ao volante - Como seria de esperar, o AudI Q8 nesta versão 50 TDI com o motor V6 mais potente, é rápido apesar de mover mais de duas toneladas de peso. Mas, sobretudo, é um automóvel muito confortável que está perfeitamente à vontade a devorar quilômetros. E mesmo com as enormes rodas com pneus puramente de estrada (apesar de ser um SUV), o conforto não é prejudicado. O reverso da medalha é que o Q8 não oferece particular emoção ao condutor. Faz tudo bem, mas sem centelha de emoção.
Motor - O conhecido motor V6 do grupo Volkswagen, com 3.0 litros e aqui numa versão mais potente com 286 CV e 600 Nm de binário, serve que nem uma luva ao Q8. Consegue levar as mais de duas toneladas do Q8 50 TDI dos 0-100 km/h em muito respeitáveis 6,3 segundos, não é um sorvedouro de combustível, sendo refinado e muito agradável de utilizar, acoplado à caixa automática Tiptronic com oito velocidades, que explora o muito binário existente entre as 2250 e as 3250 rpm.
Ficha técnica
Motor V6 com injeção direta turbo diesel com intercooler
Cilindrada (cm3): 2967
Potência máxima (CV/rpm): 286/3500 – 4000
Transmissão: Integral permanente com caixa de 8 velocidades automática
Direção: Pinhão e cremalheira assistida eletricamente
Suspensão (ft/tr): Independente, multibraços, pneumática
Freios (fr/tr): Discos ventilados
Aceleração 0-100 km/h (s): 6,3
Velocidade máxima (km/h): 245
Preço da versão testada (Euros): 140.452€
Preço da versão base (Euros): 116.270€