Pega mata e come – O caracará estava voando de uma forma magnífica pelos céus. De um jeito que só ele sabe fazer quando viu lá embaixo o urubu. A ave preta estava muito triste e o garboso carcará se aproximou:
- O que houve, compadre urubu? Porque essa tristeza toda?
E o urubu no seu desalento foi falando:
- Ah, amigo gavião, e não é para ficar triste? Tô com fome e não tenho nada pra comer!
E o carcará começou a zombar do urubu:
- Ora, que bobagem! Mas porque o amigo não faz como eu que sou forte e poderoso? Tem que sair voando por aí para encontrar comida!
E o urubu explicou:
- Compadre, eu não sou como o senhor! Só como o bicho morto e frio! Só como se Deus permite!
E o carcará continuou a zombaria:
- Pois perde tempo esperando! Tem que fazer como eu que saio voando por aí e encontro caça viva e com sangue quente! Comer carne morta e fria? Que nojo!!
E o urubu resignado:
- Cada um como Deus fez!
-Olha compadre carcará, veja que bela e gorda rolinha vai voando ali; vou pegá-la, venha ver!
A rolinha era gorda, mas era esperta. Voou o mais rápido que pode, até que driblou o carcará e esse, em alta velocidade, espetou-se em uma estaca. Quase agonizante, o carcará chama o urubu e diz:
-Compadre, ela está muito cansada, se você quiser, pega ela rapidinho.
- Compadre, como já lhe disse antes: só como o que Deus me dá! Morto e frio! Por isso... esfrie, compadre! Esfrie!
Conto popular, adaptação de João Costa Soares.
Viagra é saúde - Novo estudo na Suécia diz que ter uma vida sexual ativa e tomar medicação contra a impotência, depois de um ataque cardíaco, pode aumentar a esperança média de vida. Tomar medicamentos para a impotência depois de um ataque cardíaco pode reduzir o risco de morte em 33 por cento. A conclusão é de um estudo - a apresentar na próxima sexta-feira, 17, durante o 66º encontro científico anual do American College of Cardiology, em Washington (EUA) - que, ao contrário de estudos anteriores, concluiu que os homens que tomavam este tipo de medicamentos nos anos seguintes ao ataque cardíaco tinham menor risco de morrer ou de vir a ter insuficiência cardíaca do que os que não tomavam.
Além disso, a toma do inibidor PDE5 foi também associada a uma probabilidade 40% menor de hospitalização por insuficiência cardíaca, em comparação com os homens a quem não foram prescritos estes medicamentos.
Apesar dos benefícios sugeridos pela análise de uma larga faixa da população sueca, Daniel Peter Andersson salienta que o uso de medicamentos para a disfunção erétil pode ser, simplesmente, um indicador de uma vida sexual mais ativa, o que, por si só, pode ser um indicador de um estilo de vida também ativo e contribuir para uma maior esperança de vida.
Doidinha - Angelina Jolie no Camboja come insetos como tarântulas, baratas e escorpiões. Você pode ver no vídeo da BBC ela completamente à vontade com a culinária local. Mostra como preparar os insetos especificando pormenores como arrancar os dentes das tarântulas, "limpar" as asas das baratas e preparar fritada de insetos, com a ajuda dos filhos.
Angelina explicou como os insetos tiveram um papel importante durante a guerra civil que assolou o país na década de 70, garantindo a sobrevivência da população e, sem exibir qualquer repulsa, comeu os insetos. "O escorpião é difícil de mastigar", notou.
Os filhos também provaram, e Shiloh, muito à vontade. Pax Thien, de 13 anos, provou sem medo.
A atriz frisou que a sua introdução à ingestão de insetos começou com grilos. "Grilos e uma cerveja, é por aí que se começa, depois é que se avança para coisas como tarântulas".
Alianças - Caciques pemedebistas, como o senador Renan Calheiros, fazem circular em Brasília pesquisas que mostram a popularidade de Lula em seus Estados. Deixam poucas dúvidas de que não hesitarão a pular de volta para seu barco se estiver em jogo a sobrevivência de seu grupo político.
Quem um dia ouviu o discurso do PT, imaginariam um dia essa aliança?
Pimenta é refresco - A boca arde, a garganta também, assim como qualquer parte do corpo que entre em contato com a malagueta. Mas por trás dessa sensação há uma série de reações em cadeia e um benefício insuspeito.
Um estudo recente, levado a cabo por investigadores da Universidade de Vermont, analisou dados de mais de 16 mil americanos, correspondentes a inquéritos alimentares preenchidos ao longo de uma média de quase 19 anos. Durante esse período, perto de 5 mil morreram. Os investigadores concluíram que os que ingeriam mais malaguetas picantes tinham 13% menos probabilidade de morrer do que os que não incluíam este alimento na sua dieta, o que corrobora outro estudo, realizado antes na China.
Os responsáveis pelo estudo especulam que a capsaicina seja responsável por aumentar o fluxo sanguíneo ou até mesmo alterar positivamente as bactérias existentes nos intestinos.
Lúcida - A cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas ideias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão: - Colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo. Sem marqueteiros, sem assessores, sem máscaras e sem discursos ensaiados. Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa, o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos. Assim, quem financiaria essa casa seria o repasse de parte do valor dos telefonemas que a casa receberia e ninguém mais precisará corromper empreiteiras ou empresas de lixo sob a alegação de cobrir o 'fundo de campanha'. A ideia não é incrivelmente boa?
Honestidade - Já viu uma nota no chão e decidiu ficar com ela? No Brasil, “achado não é roubado”, mas na capital japonesa, a cultura é bem diferente: em 2016, os cidadãos devolveram 3670 milhões de ienes (mais de 100 milhões de reais) encontrados às autoridades
Não bastando a cortesia de se devolver o dinheiro misterioso, na maioria das vezes o numerário regressa mesmo a casa. Segundo a Polícia Metropolitana de Tóquio, citada pela Bloomberg, cerca de 75% do dinheiro foi restituído a quem o perdeu.
A entrega de dinheiro encontrado às autoridades é obrigatória por lei, mas os japoneses fazem-no por boa-educação. O professor Toshinari Nishioka, da Universidade de Estudos Internacionais de Kansai, na prefeitura japonesa de Osaka, explica que os princípios nipónicos são marcados por uma educação que começa cedo. “As escolas japonesas oferecem aulas sobre ética e moralidade, os estudantes aprendem a imaginar os sentimentos de quem perdeu os seus bens ou dinheiro”, afirma o antigo polícia.
Se, durante três meses, ninguém reclamar o que perdeu, quem achou o dinheiro tem direito a ele. E, mesmo que o verdadeiro dono apareça, a lei concede ao bom samaritano entre 5% e 20% do valor encontrado.
Maconha - É um momento histórico: a maior produtora do mundo de marijuana começa a ser cotada na Bolsa de Toronto, Canadá.
A empresa esteve em fase de negociação na bolsa desde julho de 2016 e, com os requisitos de capitalização de mercado e liquidez satisfeitos, a partir de 20 de março vai constar oficialmente da lista de empresas cotadas pela Bolsa de Valores de Toronto, após o encerramento das negociações de dia 17.