Os morangos, as framboesas, as amoras ou os mirtilos não só combatem o envelhecimento como ajudam a manter a linha e a combater a perda de memória e a depressão. Ao natural, com açúcar ou natas, num iogurte ou simplesmente batidos no liquidificador. No Verão, todas as formas são boas para consumir frutos vermelhos. Mais do que a cor do pecado e da sedução, o escarlate é aqui sinônimo de saúde.
Comer morangos, framboesas ou amoras não é, por isso, só um exercício de prazer. É um gesto fundamental para garantir uma vida ativa e saudável.
Veja-se, por exemplo, o caso do mirtilo, o fruto azulado que os brasileiros ainda mal descobriram, mas que pode ser cultivado em terrenos altos e arenosos. Na II Guerra Mundial, o pequeno fruto de bagas azuis era consumido pelos pilotos britânicos antes das missões noturnas, por acreditarem que ele melhorava a visão. Hoje se sabe que não só potência a acuidade visual noturna como é anti-hemorrágico e antidiarreico. E, segundo um estudo recente da Human Nutrition Research Center on Aging, em Boston, “está s transformando num alimento essencial na batalha contra o envelhecimento”. A explicação está no fato deste fruto ser rico em nutrientes que impedem a perda de memória, ajudam a combater a depressão e retardam os efeitos da idade.
Os principais benefícios dos frutos vermelhos vêm do fato de estes serem alimentos ricos em antioxidantes e, como tal, protegerem o organismo do envelhecimento causado pela ação dos radicais livres. Em especial o mirtilo, a groselha e a acerola, mesmo quando comparados com outras frutas e vegetais, são uma excelente fonte de nutrientes antioxidantes.
A tonalidade roxa das amoras, por exemplo, vem da antocianina, um pigmento associado à vitamina B1, responsável pela transformação dos nutrientes em energia. A cor vermelha dos morangos ou das groselhas é conferida pelo licopeno, um carotenoide (fitoquímico), geralmente associados à vitamina C, que ajuda na prevenção do câncer da próstata. Vários estudos comprovam a eficácia de outros frutos vermelhos, como os morangos e as framboesas, na prevenção de inúmeros tipos de câncer. São ainda fonte de outros carotenoides, como o betacaroteno, precursor da vitamina A, que fortalece os olhos e a pele.
Segundo o nutricionista Sérgio Augusto da Silva, este tipo de frutos são ainda um bom aliado de quem pretende manter a linha. “São pobres em fibras e gorduras e têm poucos hidratos de carbono. Além disso, a frutose é um açúcar natural que tem um baixo índice glicêmico, que prolonga a sensação de saciedade, pelo que a pessoa não tem vontade de estar sempre petiscando”, explicou.