Viva a vida - Noite de quinta feira 03 de dezembro, os médicos Luiz Mariano e sua Karol, José José Orlando e sua Úrsula, vieram ao meu espaço, o Casa do Jaime, para comemorar, o primeiro, 19 anos de exercício da medicina, o segundo, 29 anos, ambos, competentes profissionais que há muito tempo prestam excelentes serviços à comunidade da região de Euclides da Cunha e adjacências. A noite regada a bons vinhos, teve como entrada um Consomé de camarão e no main course, Risoto de funghi e Filet à fine herbs. A noite encerrou ao nascer do dia com muitas belas histórias de vida desses homens que se dedicam a salvar vidas. Cheers!
Madura e linda - Envelhecer em Hollywood pode ser uma verdadeira provação. Em entrevista à revista Net-A-Porter, a atriz Meg Ryan expressou o que pensa sobre o assunto.
"Há conversas mais importantes do que a aparência e o envelhecimento das mulheres", disse a atriz. "Adoro a minha idade. Adoro a minha vida neste momento. Adoro aquilo que sei. Adoro a pessoa que me tornei e para a qual evoluí", continuou.
A atriz revelou que, depois de uma vida inteira a sentir-se "desligada", aos 54 anos finalmente se sente confortável com quem é.
"Acho que vem com a idade," disse. "Ficamos presos nestas conversas sobre aparência, cor e raízes do cabelo. É interessante e engraçado durante cinco minutos, mas não é assim tão interessante."
Também admitiu que não presta "muita atenção" à indústria do gossip: "Há muito ódio no mundo de hoje, é tão fácil julgar", afirmou a atriz, que vê a fama como uma "condição", em vez de uma "aflição".
"Definitivamente é algo com que tive uma relação em evolução. Sou o tipo de pessoa que não quer ser espalhada... A fama é tão barata. Aliás, não é barata, é a privacidade que dispendiosa.", rematou.
Ryan, que recentemente se separou do namorado John Mellencamp, diz que está feliz de uma maneira que adora, "com os filhos e o próprio mundo".
Meg Ryan teve uma carreira proeminente na representação durante os anos 90 como protagonista em comédias românticas clássicas como "Um Amor Inevitável". No início deste ano, regressou às luzes da ribalta na estreia como realizadora de "Ithaca". Para o projeto, reuniu com o ex-co-protagonista Tom Hanks que desempenhou o papel de produtor executivo do filme.
Em cruzeiro - De malas prontas para um cruzeiro no MSC Splendida, meus amigos Luciano e Valeria Rodrigues. Vão curtir merecidas férias. Ela, do Banco Itaú, ele, da Bel Salvador onde exerce a gerência geral. Certamente vão curtir muito e regar com muitos bons vinhos a romântica viagem. Cheers!
A princesa e o plebeu - O magnata norte-americano Donald Trump via a princesa Diana como a "derradeira mulher troféu" e "bombardeou-a" com flores depois do fim do casamento real com o príncipe Charles, em agosto de 96. A pivô inglesa Selina Scott alega que o empresário cortejou a princesa ao ponto de parecer "perseguição", "na crença equivocada de que tinha uma oportunidade".
Scott, de 64 anos, e Lady Di tornaram-se amigas próximas nos anos 80. A apresentadora descreve-a como "muito divertida" e diz que a princesa lhe confidenciou os avanços do empresário durante um jantar. Alegadamente, Trump "causava-lhe arrepios".
"Ele bombardeava a Diana no Palácio de Kensington Palace com bouquets massivos, no valor de centenas de libras”, disse num texto para o Sunday Times. "O Trump claramente via a Diana como a derradeira mulher-troféu. À medida que as rosas e orquídeas se amontoavam no apartamento dela, ela começou a ficar preocupada em relação ao que fazer. Começou a parecer que o Trump a estava a perseguindo", continuou.
De acordo com a pivô, as flores chegavam "acompanhas de um cartão escrito à mão", no qual "expressava comiseração, o grande apreço por ela e a sugestão de se encontrarem". No passado, Donald Trump, de 69 anos, descreveu a Princesa de Gales como uma "mulher de sonho".
"No departamento de mulheres, tenho apenas um arrependimento - nunca ter tido a oportunidade de cortejar a Lady Diana Spencer", lê-se no livro "The Art of the Comeback", lançado em 1997. "Estive com ela em várias ocasiões. Não pude evitar reparar como movia as pessoas. Iluminava a sala com o seu charme e presença. Era uma princesa genuína - uma mulher de sonho.", concluiu.
Scott, de 64 anos, é uma crítica de longa data de Trump, que atualmente está a concorrendo para a nomeação do Partido Republicano como candidato à Presidência dos Estados Unidos, nas eleições de 2016. Os dois desentenderam-se em 1994, ano em que a jornalista fez um documentário, que mostra o empresário a contradizer-se várias vezes - naquilo que chama a "primeira análise nua e crua do homem e das suas práticas de negócios".
Prestígio - Em uma apertada votação realizada durante toda a quinta-feira (26), a chapa liderada pela auditora fiscal Lícia Soares se reelegeu para a direção do Instituto dos Auditores Fiscais do Estado da Bahia/IAF Sindical, por mais três anos. Ela venceu a chapa liderada por Marco Antônio da Silva Carneiro.
628 filiados votaram nas 14 urnas espalhadas por toda a Bahia, na primeira eleição com “disputa de chapa” da história do IAF/IAF Sindical. Antes, só houvera chapa única.
Para Lícia, reeleita presidente do IAF com 319 votos, a pequena diferença de votação em relação a chapa adversária (apenas 16 votos) é um sinal de amadurecimento da categoria, que consegue conviver com a diversidade de opiniões e propostas dentro de um ambiente democrático.
Com dois mandatos como vice-presidente do IAF (2007/2010) e atualmente como presidente (2013/2015), ela se prepara para o seu quarto mandato consecutivo. Pesou a favor da presidente reeleita, um triênio de sucesso, repleto de vitórias e uma atuação de destaque no campo sindical. Recentemente Lícia Soares foi eleita presidente da Federação Nacional dos Auditores Fiscais das Administrações Tributárias Federal, Estaduais e Distrital – FENAT, entidade que congrega sindicatos de auditores fiscais de estados como São Paulo, Ceará, Tocantins, Sergipe Bahia e Distrito Federal. Sucesso!
Lajinheiro chic – O empresário João Costa Soares (leia-se Hipermercado Paulista), divide-se entre a administração de suas lojas e a fazenda que adquiriu a poucos quilômetros da Lajinha, povoado onde veio ao mundo. Líder da categoria, João não perde a oportunidade de se reciclar em todos os eventos promovidos pela Abase-Associação Baiana de Supermercados. Na foto, ele aparece nesse encontro da categoria em Sauipe, onde, para uma plateia de bambambãs conta as suas vitoriosas experiências. Chic ele!
Tudo palavrão! - AQI, ISIS, ISIL ou Daesh, o nome é o que menos interessa - Acrónimo, em árabe, do autoproclamado Estado Islâmico - "al Dawlah al-Islameyeah fi Iraq wal-Sham" - o que significa Estado Islâmico para o Iraque e o Levante".
As diferentes designações resultam quer da própria história da organização, quer da forma como os seus adversários o encaram. Pode afirmar-se que a sua origem remonta à Tabigli Jamaat, dedicada à "jihad espiritual" – supostamente "um grupo de autoajuda, muito semelhante aos alcoólicos anónimos", como o definem Jessica Stern e J.M Berger, no livro Estado Islâmico – mas que recrutava mujaidines para o Afeganistão. Aquilo que nós conhecemos agora como Estado Islâmico torna-se fruto de um movimento jihadista que jurou fidelidade a Bin Laden e à Al Qaeda, em 2004: Tanzim Qaedat al-Jihad fi Bilal al-Rafidayn. Tradução: Al Qaeda na Terra dos Dois Rios (ou seja, o Iraque, banhado pelo Tigre e o Eufrates). Os media, para simplificarem, passaram a chamar-lhe Al Qaeda no Iraque (AQI). Em 2013, quando a sua área de atuação se estendeu à Síria, passou a intitular-se Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL, na sigla em inglês, ou ISIS, quando o último S se refere diretamente a Síria ou al-Sham, Levante). No entanto, em junho do ano passado, a megalomania do grupo levou-o a proclamar-se apenas al Dawlat (o Estado). O mesmo é dizer Estado Islâmico (EI), único representante da Umma, a comunidade de todos os crentes, o novo Califado global que tem por missão recriar "a sociedade perfeita" imaginada no século VII pelo profeta Maomé. A todas estas designações e siglas é preciso somar Daesh, o acrónimo árabe de Estado Islâmico, que também pode significar "aquele que esmaga" ou "semeia a discórdia". Tudo palavrão!
Tici - As temperaturas subiram semana passada na Praia do Forte, com a festa de 35 anos de Ticiana Villas Boas, a Micareta da Tici. Sob céu estrelado, o cenário foi uma bela casa na península repleta de elementos da cultura baiana, como a imagem de Iemanjá em um barco ao lado da piscina. Quem começou os trabalhos foi Carlinhos Brown – em aparição inédita nos palcos de uma festa particular -, seguido da banda do Ilê Ayê e da trupe do Alavonté, cantando clássicos da música baiana. Ticiana vestia Leticia Bronstein, em tons de lilás e amarelo. Coincidência ou não, o marido Joesley Batista, seguiu nos mesmos tons. O trio mais animado da pista era formado por Patricia Abravanel, Ticiana e Fabrine Batista, sobrinha de Joesley. Mas, quem não ficou para trás no quesito animação, foi José Batista Sobrinho, o patriarca da família, conhecido também como Zé Mineiro, que mostrou que idade não é documento.
Rolou até declaração de amor, quando Ticiana pediu a Brown que cantasse “Tantinho” em homenagem a Joesley. Entre os convidados – era uma lista dividida entre 100 amigos de São Paulo e 100 amigos da Bahia -, Anna Claudia e Flavio Rocha, o big boss do grupo Riachuelo, David Bastos, Lethicia Bronstein e Fred Pompeu e Cris e João Armentano. A comida, leve e com frutos do mar, foi de Flavia Sampaio e os doces da Confeitaria, de Priscila Diniz. Glamurama, é claro, também estava lá, e revela na galeria abaixo mais cliques da festa. Pode entrar!
Um mundo melhor - O cofundador da Facebook, Mark Zuckerberg e a mulher vão doar 99% das ações do Facebook para fazer do mundo "um lugar melhor" para a sua filha recém-nascida, Max, e para outras crianças. Em carta dirigida a Max, divulgada no Facebook, Zuckerberg e a esposa, Priscilla Chan, anunciaram que iam doar 99% das ações da empresa, com um valor estimado de 45 bilhões de dólares, para contribuírem para um mundo melhor e mais saudável para a filha e para as outras crianças.
"Max, nós te amamos e sentimos uma grande responsabilidade em deixar o mundo um lugar melhor para ti e para todas as crianças. Desejamos-te uma vida com o mesmo amor, esperança e alegria que nos deste. Aguardamos ansiosamente para ver a tua contribuição para este mundo", acrescentaram os pais, na carta à filha.
"Desejamos-te uma vida com o mesmo amor, esperança e alegria que nos deste. Aguardamos ansiosamente para ver a tua contribuição para este mundo", acrescentaram os pais.
No post, Mark e Priscilla apresentaram a organização Chan Zuckerberg Initiative, a organização que fará a gestão do dinheiro.
O objetivo desta doação é "promover o potencial humano e promover a igualdade para todas as crianças na próxima geração", escreveram.
A publicação se tornou viral e em poucos minutos contou já com milhares de likes e quase 50 mil compartilhamentos.
Megalomania - Com conclusão de construção prevista para 2018, a Jeddah Tower, na Arábia Saudita, vai ultrapassar em altura o Burj Khalifa, em Dubai, e tornar-se no edifício mais alto do mundo.
A nova torre, que deverá estar pronta em 2018, será a primeira do mundo a chegar aos mil metros - o Burj Khalifa tem cerca de 830, num investimento de 1,16 milhões de euros, conforme anunciou esta semana o governo saudita.
Já estão construídos 26 dos 200 pisos previstos e que albergarão escritórios, apartamentos residenciais e um hotel de luxo.
Com vista para o Mar Vermelho, o edifício representa um desafio ao nível da engenharia devido à proximidade com água salgada e aos ventos fortes, o que explica os 70 metros de alicerces e a forma angular.
As
regras do jogo - O negão aí da foto, não é o Ray Charles. É o
grande
cirurgião ortopedista, Hidelbrando Cerqueira Maia, um euclidense nascido em Santa bárbara, meu amigo de infância adolescência e, agora, de terceira idade, além de tudo; meu médico! (rsrsrs). Maia, além de excelente médico, é dono de invejável cultura geral. Leiam essa reflexão:
“Em idos de 79-80, quando me formei em Medicina, o investimento futurólogo financeiro era a compra de Linhas de Telefone Fixo. Tive um colega, cirurgião geral, Dr. Joaquim Ribeiro Jr. que queimou todas as suas energias dando plantões em tudo quanto era de lugar. Todo o trocado arrecadado era para comprar telefones. Veio a telefonia celular e este tipo de investimento foi parta o vinagre. Depois veio o investimento em apartamentos e salas, (Setor Imobiliário). Conheci gente que teve 10 aptos fechados, no mercado especulativo. Esse tipo, também, faliu. Por últimos, as Ações da Petrobrás, verdadeiro Papel Podre!! Com isso, quem está ganhando dinheiro são os pastores evangélicos, que lhe vendem ingresso para acessar aos Céus, mas não numeram datas e nem cadeiras. E o povo ultimamente está torrando os seus trocados nessa última esperança. ”
Amigo Maia, o Brasil é um país que não respeita as regras do jogo! E você ainda esqueceu de citar a poupança. Meu pai vendeu dezenas de imóveis para pôr o dinheiro na poupança. Veio o vagabundo do Collor e tomou tudo. Há quem diga que isso precipitou a morte dele!
O Pestana vai fechar? - Bomba bomba bomba! Já com metade dos apartamentos fechados, correm nos bastidores, informações de que o Hotel Pestana de Salvador, fechara as portas definitivamente em janeiro próximo. A reboque, iria também o luxuoso “elefante branco” Convento do Carmo. O grupo Pestana estaria passando por um momento complicado, o Brasil idem, e o turismo na Bahia; pior ainda!
Leite e vinho - Em sua agradável fazenda, meu amigo Valter Menezes de Oliveira produz gado de corte, leite, cabras, feijão, milho, tudo devidamente mecanizado. Nas horas vagas aprecia um pernil de carneiro bem temperado e, além de degustar, inicia o irmão, Chico Menezes na arte de apreciar um excelente Bordeaux do Jean-Luc-Thunevin. O Valter sabe das coisas!