Ele revela que desde o início da sua administração vem implantando um projeto pedagógico capaz de promover uma revolução educacional, sustentado em três vertentes: valorização do corpo docente, ampliação da rede escolar para garantir acesso de todas as crianças e adolescentes às salas de aulas e atenção especial ao transporte e à merenda escolar.
Instalamos o ensino de terceiro grau em Monte Santo, apoiando o ingresso dos docentes, resultando consequentemente, em melhor capacitação, refletindo diretamente na atuação do professor em sala de aula, ao mesmo tempo em que estamos, debatendo com a sociedade, a ascensão salarial, com remuneração justa, além da capacidade financeira do município – informa.
Everaldo Joel acrescenta que está construindo novas unidades educacionais, ampliando as já existentes, seguindo levantamento efetuado pela Secretaria de Educação, que levantou demandas na sede e na zona rural. “As novas construções são efetuadas nas comunidades rurais que necessitam de novas salas de aulas”, esclarece.
Qualidade-O projeto pedagógico imprimiu na região um novo padrão de prédio escolar na região, sob a responsabilidade do município. “Escola também tem que ser bonita e confortável”, argumenta o prefeito. Seguindo este mote, a Prefeitura de Monte Santo já construiu sete escolas-modelo, duas na sede e cinco nos povoados de Pedra Vermelha, Mandassaia, Jenipapo de Baixo, Lagoa de Cima e Lagoa das Pedras.
Os empreendimentos são caracterizados pelas linhas arquitetônicas modernas, com linhas arrojadas, salas amplas e confortáveis. O primeiro investimento desse porte foi o Colégio Municipal Otacília Cardoso, na sede, com dez salas de aulas, que ganhou recentemente quadra poliesportiva. A segunda foi na Mandassaia e as últimas, com projeto do consagrado arquiteto e artista plástico Juraci Dórea.
A merenda escolar oferecida aos estudantes tem como principal marca a qualidade. O prefeito garante que essa exigência vem sendo seguida à risca, para garantir ao alunado alimentação saudável e nutritiva. A mesma preocupação se verifica no transporte escolar, com veículos em boas condições, inclusive com aquisição de sete novos ônibus em parceria com o governo federal, e roteiros que atendam a todos.