Alguns baianos autores e cantores de Axé, donos do espetáculo carnavalesco de Salvador e outros fora de época espalhados pelo Brasil, se transformaram em mega-satrs. São milionários do Showbiss sem dever nada a estrelas de porte internacional com solidas carreiras. Possuem mansões, jatos, iates e um enorme séquito de serviçais. Carlinhos Brown, um dos expoentes dessa geração e dono de vários sucessos, começa as ser observado por competentes, atentos e desconfiados olhos...
Essa está no Blog do maestro Tom Tavares, professor de
Música da Universidade Federal da Bahia:
“Da série “COINCIDÊNCIAS" MUSICAIS
Ouça as duas gravações (em documento sonoro anexado) e
tire as suas conclusões.
A primeira é uma salsa de autoria do pianista cubano
Jose Curbelo, intitulada "SUN SUN
BABAE", gravada por JOSÉ CURBELO AND HIS ORCHESTRA, e incluída no LP
"WINE, WOMEN AND CHA CHA CHA", lançado pela Fiesta Records em
1955.
A segunda, assinada por Carlinhos Brown, recebeu o
título "MAIMBÊ DANDÁ", mas todo mundo a conhece (gravada por Daniela
Mercury - em 2004 - na BMG) como "ZUM ZUM BABA".
Pra isto ser considerado coincidência, o asteróide
Ícaro teria que se chocar com aquele outro Ícaro, o mitológico alado pretenso
voador.
Tom Tavares
P.S.: Devo deixar bem claro que a intérprete não deve
ser vista como culpada de qualquer ilícito. Ela, apenas, recebeu e gravou uma
obra que imaginava ser inédita. Portanto, se se considerar receptação, terá
sido inconsciente, involuntária”.
No YouTube circula outra “coincidência” mostrando claramente
onde o “talentoso” Brown foi “beber” Dalila: Em uma composição espanhola medieval. Ouçam as duas músicas e comparem.
Se os olhos e ouvidos atentos de intelectuais afinados
com os movimentos musicais continuarem suas pesquisas, segundo uma fonte segura,
brevemente será comprovado que: “Não tem ninguém de sacanagem com o “talentoso”
Brown. Em contra partida, o “talentoso” poderá ser comprovado como um grande sacana.”
Autor: Celso Mathias Publicação vista 2568 vezes
Existe 11 comentários para esta publicação
quarta-feira, 23/3/2011 por Maracida EXPLICAÇAO...
Será?? Que feio! os compositores deveriam ter mais fé no bom trabalho que fazem, depois é chorar o leite derramado...
quarta-feira, 23/3/2011 por Chica Brother espertinho
Chupou direitinho.
Se vira ai, Brown. Explique-se!
quarta-feira, 23/3/2011 por Elmo Rouba mas faz
Nossa! Esse comentário do Sr Dário é a constatação e aceitação da descaração. Ele admite que se faça certa alquimia no produto alheio e o tome para si. É mais ou menos como aquela filosofia malufiana; ele rouba mais faz. Que vergonha!
quarta-feira, 23/3/2011 por Dario monteiro mas quem que faz o sucesso
na verdade , analisando por um ponto de vista brown e outros que trabalham dessa forma da uma nova visao a musica ,pois se ela ainda é desconhecida , é por que nao tem muito valor .
que da valor a musica é o swing baiano
segunda-feira, 21/3/2011 por Samu Virtuoso
O comentário a respeito de Luiz caldas é equivocado. Esse é sem dúvida o mais completo músico que a Bahia já produziu.Um virtuoso. Tão bom que desaparece junto ao lixo em que foi transformada a música Baiana. Poderia tocar no Carnegie Hall. Quem sabe
segunda-feira, 21/3/2011 por Durval Caldas quem compos Tieta foi Luiz Caldas
Quem compos Tieta foi Luiz Caldas se vc nao sabe Luiz é um musico que estudou bastante e sabe muito bem de harmona...não precisa de ninguem para montar uma boa musica..Lady Madonna...Beatles...!! rsrsrsr
segunda-feira, 21/3/2011 por Sebastião Fakes
Que tal colocar no plural? Não pensem vocês que é só o Brown que faz isso não. Tem outras estrelas de primeira grandeza que compram descaradamente música alheia. Outros pesquisam bases para os seus descarados plágios. Se procurarem, muitas mascaras c
segunda-feira, 21/3/2011 por Pitt Aragão Pseudos "Hit Makers"
É bem característico em alguns meios da música baiana, a ação dos famosos "COMPROSITORES". Essas figuras compram (ou não) músicas, que supostamente serão sucesso, por verdadeiras micharias, gravam e ganham muito dinheiro com as tais.
sábado, 19/3/2011 por Valter "Tantão"
Agora quem embolsa mesmo um tantão são os empresários do Carnaval e os grandes astros que privatizam as avenidas e cobram para os donos delas correrem atrás da sua péssima música . tudo isso com a conivência do poder público que sequer lhes cobras os
sábado, 19/3/2011 por Valter Um "Tantinho" menor
Ora,diante da máfia existente no Carnaval baiano, esse Carlinhos Brown é uma peça menor.Se ropuba, roub apenas(por enquanto) os herdeiros do Curbelo,porque "Dalila",já é dominio poopular.Ele rouba mais é a consciência dos seus admiradores. Enganador
sábado, 19/3/2011 por Reinhard Lacknger obá gêmeos
A criatividade do Carlinhos Brawn há muito tempo taqmbém anda pastando no jardim das melodias de outrem.
Nem os Beatles ele poupa. Vide, ou melhor, "ouve" "Lady Madonna", de onde sacou acordes para "Tieta". Para citar um só exemplo!