1 - CULTURA e PATRIMÓNIO
Mas, na região, há outras atrações em Chambéry, Grenoble, Saint-Etienne e Vienne, sem esquecer Annecy, uma autêntica joia localizada à beira do Lago mais puro da Europa.
Além do património, respira-se cultura. Lyon ferve de atividades e eventos com sua conceituada opera, as Bienais, as Noites de Fourvière (teatre, dansa, musica e filmes) e o grande evento da Festa das Luzes. No dia 08 de Dezembro os habitantes instalam lanternas às janelas e a cidade ilumina-se durante quatro dias.
Mas fora da capital, a vida não para: Jazz em Vienne, Festival de Animação em Annecy, Musilac em Aix-les-Bains ou ainda a Bienal de Design em Saint-Étienne. Não esqueça ainda os concertos clássicos no teatro romano de Vienne.
2 - GASTROMONIA E VINHOS
Podia chamar-se constelação. Sessenta e seis chefes premiados com estrelas Michelin, incluindo Paul Bocuse, Georges Blanc, Michel Troisgros e Anne-Sophie Pic, fazem da região Rhône-Alpes a Merca da gastronomia francesa.
Nos mercados as típicas iguarias regionais são uma verdadeira tentação: frango de Bresse, castanhas da Ardèche, queijos alpinos de carácter (Reblochon, Tomme, Beaufort) e legumes frescos dos hortos do Val do Rhône, uma diversidade de produtos devidamente protegidos com AOC (Apelação de Origem Controlada).
Bons produtos, para acompanhar com melhores vinhos. A região Rhône Alpes é o berço dos "Grands Crus" do "Beaujolais" e das "Côtes du Rhône" assim como os vinhos de "Savoie", do "Bugey", da "Côte Roannaise" e dos "Coteaux du Lyonnais". Na primavera 2010 abriu a Rota dos Vinhos de Beaujolais que permite visitas e provas de degustação em várias adegas. Um graqnde acontecimento tem lugar na 3ª Quinta-Feira de Novembro: Les Sarmentelles Beaujeu, com degustações, concursos e desfile de tochas à meia-noite.
3 - LAZER & DESCOBERTA
Se o Norte dos Alpes francês é a parte mais conhecida da região Rhône-Alpes, esta não é só uma região de montanhas. A variedade é a palavra que melhor a caracteriza.
Atravessando a área, encontrará um leque contrastado de paisagens e locais. São disso exemplo 13 das mais belas aldeias de França - "Plus beau Village de France" - construídas em escarpas altivas, no fundo dos vales alpinos, rodeadas de campos de alfazema ou aninhadas no meio dos vinhedos, sem esquecer os numerosos castelos, abadias, mosteiros e jardins.
O homem vive nesta zona desde os tempos pré-históricos e o artesanato transmite-se de geração em geração, com destaque para a cerâmica de Dieulefit, os tamancos de Bressans ou os artigos em couro de Cerdon...
Pode ainda aventurar-se pelas rotas temáticas. Percorra a história na "Route Napoléon" que liga Grenoble à Provence ou maravilhe-se com a grandeza dos picos gelados, percorrendo os 700 km da estrada "Route des Grandes Alpes".
4 - ÁGUA E BEM-ESTAR
Rhône-Alpes é a região onde a água abunda e aparece de todas as formas possíveis. Glaciares, lagos e ribeiros "alimentam" numerosas fontes de água mineral e termal e dão vida a Spas e estabelecimentos termais.
A região conta com três grandes lagos: lago Léman, maior reserva de água doce da Europa, é um verdadeiro mar interior oferecendo vários possibilidades de cruzeiros. Yvoire, Thonon ou Evian são locais ideais para aproveitar da melhor forma possível do lago.
O Lago de Annecy é de fato o lago mais puro da Europa, mas é a sua localização no coração dos Alpes que o torna tão particular: águas azuis rodeadas por montanhas. Na costa Norte, encontra-se a deliciosa e encantadora cidade de Annecy.
O Lago do Bourget, maior e mais profundo lago de França, oferece uma grande diversidade de atividades: cruzeiros sobre o lago com jantar a bordo, pesca, desportos náuticos de todo o género sem falar dos magníficos lugares para visitar como Aix-les-Bains ou a Abadia de Hautecombe.
Por toda a região, aproveite para descansar e recuperar as energias num dos cerca de 150 Spas.
5 - ESPORTE & NATUREZA
Destino favorito dos esquiadores, Rhône-Alpes oferece vários desportos e atividades ao ar livre tanto em planície como em montanha.
Já recebeu três vezes os jogos Olímpicos de Inverno, e com mais de 160 estâncias de desportos de inverno, com três dos maiores domínios esquiáveis do mundo (Les 3 Vallées, Paradiski, Espace Killy).
Na primavera, verão e outono a oferta também é muito variada: trekking, vela, caminhada nos glaciares, mergulhos nos lagos (agua a 25ºC), golfe, ciclismo (a etapa mais desafiante da Volta à França), escalada, espeologia, VTT, kayak, Via Ferrata, alpinismo, rafting, desportos equestres, etc...
De 16 a 19 de Setembro, tem lugar o festival "La Coupe Icare". A dois passos de Grenoble acontece a maior manifestação de voo livre no mundo. Mais de 8000 malucos do céu desafiam as leis da gravidade de paraquedas, parapente, wingsuit, voo à vela e asa delta.
A região conta ainda com seis parques naturais regionais e dois parques nacionais.