A Rota do Vinho é simplesmente um passeio imperdível, não apenas pelas oportunidades que os amantes do vinho têm de saborear a bebida, mas também é agradável ver a sua arquitetura, um misto de designers franceses e alemães, e saborear a cozinha alsaciana. Ah, esse é realmente um dos melhores momentos da viagem. A gastronomia alsaciena é um prazer à parte. São tantas as especialidades de pratos, pastas, linguiças, sobremesas, doces, biscoitos, pães, bolos que o melhor é relaxar e aproveitar.
A Alsacia é, além de tudo isso, respeitada pelos melhores patês de foie gras do país, e os seus menus à base de « canard », pato, são explêndidos. A mistura do salgado com o levemente doce aos pratos, dá o toque especial da ciência da culinária tão bem aplicada na região. Na gastronomia, podemos incluir a charcuterie (salsichas, presuntos, etc), peixes e frutos do mar, choucroute, quiches, tortas, todas as carnes vermelhas e brancas, queijos (em especial o de cabra). Não perca a oportunidade de experientar a choucrote de frutos do mar.
A Rota do Vinho tem uma extensão de 170 quilômetros, começando na cidade de Thann e terminando logo depois de Strasbourg, em estradas de excelentes pistas e sinalização. No trajeto tem-se a sensação de se estar trafegando pelo lado alemão, por causa dos nomes das cidades – como Zimmerbach, Wintzenheim, Guebwiller, são cerca de 100 vilas – e a sua população, claro, fala francês e um dialeto alemão. O povo é simpatico, hospitaleiro, gentil e sabe agradar ao turista oferecendo desgustação de comidas e bebidas.
É preciso tempo para se dedicar à aventura alsaciana, pois o caminho é repleto de monumentos e atividades culturais. Não se deve, de forma alguma, deixar de subir os 755 metros da montanha que leva ao castelo Haut-Koenigsbourg, na cidade de Selestat, uma maravilha do século XII, construído sobre uma imensa rocha e dotado de vários ambientes.Ele representa um pouco da hist\oria viva da idade média. O castelo guarda ainda todo o sistema de segurança e defesa de sua artilharia e já sobreviveu a um incêndio no século XV.
Em Mulhouse visite o Museu do Tecido e do Automóvel, este que possui a maior coleção de carros antigos da Euopa, e em Rixheim aprecie o Museu do Papel de Parede onde verdadeiros artistas imortalizaram imagens lindas do mundo onde viveram, inclusive um papel de parede dedicado ao Rio de Janeiro é uma atração especial.
A Alsacia é gastronomia, vinhos e muita historia, e que vale à pena dedicar tempo e viver as suas emoções.