O mais recente conversível da Saab é um automóvel elegante, espaçoso e muito competente. A marca sueca criou um carro capaz de satisfazer os mais exigentes amantes da direção com os cabelos ao vento.
Qualquer pessoa que goste de carros conversíveis - e em especial aqueles que não se contentam com menos de quatro ou cinco lugares num automóvel deste gênero - quase com certeza vai ser conquistado pela nova geração do Saab 9-3 Convertible. O modelo, mostrado ao público pela primeira vez no Salão de Genebra, em março, tem tudo para conquistar o coração dos mais exigentes.
Copenhague foi a cidade escolhida pela marca escandinava para a apresentação dinâmica do 9-3 Convertible. Uma apresentação para a qual a Saab escolheu uma cor muito especial, denominada verde-lima. Um tom no mínimo discutível, mas que não tira do automóvel qualquer das suas muitas virtudes.
O Saab 9-3 Convertible parece, curiosamente, maior do que o seu "irmão" fechado, o Sport Sedan. Ganhou um ar mais sólido e poderoso que os seus antecessores, sem que com isso perdesse a elegância.
Praticidade - Mantendo o estilo que caracteriza os atuais modelos do construtor sueco, o 9-3 tornou-se mais consensual. Estamos certos de que não haverá muitos brasileiros que fiquem indiferentes a este automóvel (e menos ainda os que criticarão a sua estética). Uma certeza que não se limita ao exterior do carro. O interior tornou-se ainda mais agradável e acolhedor.
A comodidade é impressionante, permitindo o transporte de cinco adultos com toda a facilidade. E muito curiosa foi a solução utilizada para aumentar o volume do bagageiro - caso se torne necessário transportar mais malas, basta viajar até ao destino com a capota fechada, já que, quando esta se abre, uma parte do porta-malas baixa para acolher a capota, reduzindo sensivelmente o seu volume interno. Assim, ao fechar a capota ganha-se mais espaço no porta-malas. Um sistema prático e original, que ajuda a superar um problema comum a praticamente todos os conversíveis do mercado.
Quanto ao equipamento, o 9-3 Convertible surge com quase tudo de série, tanto em termos os de comodidade como de segurança. Também merece elogios o funcionamento da capota, que abre e fecha em curtos 20 segundos, podendo ser aberta do lado de fora, utilizando-se o comando remoto, ou mesmo em circulação, desde que a menos de 30 quilômetros por hora.
Do ponto de vista dinâmico, estamos na presença de um conversível com um chassi muito rígido, quase igual ao da versão fechada. Mesmo quando "pisamos" um pouco mais no acelerador, sentimos sempre um controle absoluto, que permite até alguns excessos. É impressionante a forma como este automóvel se comporta, inclusive nos traçados mais exigentes.
Em termos mecânicos, tivemos apenas oportunidade de conduzir a versão Aero, com o seu motor de 2.0 litros sobrealimentado, que oferece 210 cavalos a 5.300 rotações por minuto. Além deste propulsor, o 9-3 Convertible virá ainda com um motor 2.0 atmosférico, de 150 cavalos, e com um 2.0 turbo de baixa pressão, que chega 175 cavalos
|
|
As linhas do novo modelo do construtor sueco seguem o mesmo estilo que caracteriza os atuais automóveis da Saab. A versão conversível do 9-3 é maior que o seu "irmão" fechado
O Saab 9-3 Convertible transporta cinco adultos com toda a comodidade e tem um bagageiro razoável, algo que é pouco comum num conversível
A capota abre em apenas 20 segundos, sendo possível comandar o seu movimento através do comando à distância ou
|