Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 330
Data:
15/7/2003
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 1884761 vezes
» Índice
» Momento Festa
Momento especialíssimo para a família Barreto que nos quinze anos de Mariana
» Aventura
50 anos depois, filhos repetem a odisséia de Edmund Hillary e Tenzing Norgay, indo ao cume do Everest
» Autos
Muito mais que uma versão conversível do Ford Ka, o StreetKa chega para esquentar o inverno
» Passarela
E os aniversariantes do mês, Marcos Pinheiro e Michel Telles, colunistas do jornal "Tribuna da Bahia".
» Turismo
As ilhas encantadas
» Turisnotas
Mar e montanha no ES
» Ciência
Veja até que ponto o DNA condiciona o caráter e os traços fisionômicos, segundo a genética comportamental
» Triângulo
Samarco sai na frente e fecha acordo com a européia Arcelor, maior produtora de aço do mundo
» Editorial
Cara nova?
» Boca Miuda
Sonho do vice-prefeito Ademir Cardoso é aproveitar indefinição política e eleger-se prefeito de Vitória
Boca Miuda

Sonha, Ademir!  
O vice-prefeito Ademir Cardoso (PSDB) está sonhando em tirar proveito da briga de titãs pela Prefeitura de Vitória.  
Acha que, em meio à queda de braços, pode se beneficiar e sair como nome de consenso, como ocorreu com a versão oficial de sua indicação para o cargo que hoje ocupa.  
A diferença é que os principais atores que naquela época garantiram sua presença na chapa de Luiz Paulo hoje estão fora da cena política capixaba.  
 
Plano B  
Há quem jure que Luiz Paulo Vellozo Lucas vá deixar a Prefeitura de Vitória até dia 3 de outubro deste ano, quando transferiria seu domicílio eleitoral para Vila Velha a fim de candidatar-se à sucessão de Max Filho (PDT).  
Ligações com o município o prefeito da capital já tem. Foi criado numa chácara na Glória e comprou um apartamento na Praia da Costa.  
 
Planos  
Faz parte dos planos de Luiz Paulo em Vila Velha a intervenção no PSDB do município.  
Nos últimos dois anos, o partido foi tomado do ex-prefeito Jorge Anders e quem assumiu como presidente da Comissão Provisória foi o empresário Lucas Izoton, aquele da Cobra D’Água.  
Agora, Luiz Paulo, que lidera o que restou dos tucanos estaduais, quer colocar um Diretório definitivo no continente, desde que bem a seu gosto.  
 
Xadrez para mestres  
Esta é fresquinha.  
O governador Paulo Hartung (PSB) liberou seu vice, Lelo Coimbra, para se movimentar visando a formar uma base de apoio a uma candidatura sua à Prefeitura de Vitória, de onde sairá obrigatoriamente o prefeito Luiz Paulo no próximo ano, após cumprir dois mandatos.  
Para quem estranha tudo isso, haja vista que o ex-ministro Guilherme Dias é o preferido tanto de PH quanto de LP, uma explicação com a lógica da política: supõe-se que, exatamente por ser mais técnico do que político, Guilherme não vá ter uma grande densidade eleitoral. Portanto, quanto mais dividido o eleitorado, melhor para ele e para o próprio Lelo.  
Tudo isso devidamente monitorado por pesquisas.  
 
Plano furado  
O secretário-delegado federal Rodney Miranda fez a maior onda em cima de um suposto apoio das prefeituras ao seu plano de fechar bares mais cedo para conter a violência. Mas os 11 municípios que o apoiaram, juntos, não dão a população de um dos quatro grandes da região metropolitana.  
E justamente por aqui, na Grande Vitória, ninguém se manifestou.  
 
 
Pizza mau-humorada  
Algumas coisas só acontecem no Espírito Santo.  
Abriram uma casa de massas em frente à Igreja de Santa Rita, na Praia do Canto, até que num ambiente agradável e com bons produtos, mas nada disso combina com o humor de seu dono.  
O tal do Zé da Pizza trata seus clientes com grosseria e parece ter aberto uma casa para surdos e mudos. Qualquer manifestação de alegria é mal recebida e os clientes convidados a deixarem o ambiente.  
Não recomendável para pessoas alegres ou expansivas.  
 
Orelha em pé  
Alguns deputados ainda não engoliram a compra do tal “guardião” – aquele aparelho de arapongagem que pode grampear mais de 3 mil telefones simultaneamente no Espírito Santo.  
Há suspeita de várias irregularidades no processo de licitação, que foi abortado por pessoas sérias no final do governo passado, quando o lobbie do fabricante era forte.  
 
 
Partido minguado  
O PFL não é mais o mesmo.  
Elegeu três vereadores em 2000 em Vitória e começou a legislatura com quatro, mediante a adesão de Zezito Maio, eleito então pelo PPB.  
Mas neste início de 2003, com a defenestração geral no partido, a partir da queda do ex-deputado José Carlos Gratz, o PFL praticamente acabou na capital.  
Os vereadores Rafael Mussielo e Osvaldo Mello foram para o PTB, Neuzinha bateu asas para o PDT e Zezito Maio engrossa as fileiras do PMDB de Ademar Rocha.  
Em nível estadual, ninguém sabe ninguém viu o PFL.  
 
Arrais amador  
De 16 a 18 de julho, das 19 às 22 horas, acontece no salão Azul do Casa Raja Shopping, em Belo Horionte, o curso de Arrais Amador. São aulas teóricas e práticas sobre navegação em rios, lagos, lagoas e na costa. O curso visa ao treinamento necessário aos candidatos à prova de habilitação em arrais amador. O exame final do curso será aplicado pela Capitania dos Portos do Estado do Espírito Santo. Valor: 250,00.  
O Casa Raja Shopping fica na av. Raja Gabaglia, 3.950, bairro Estoril, em BH, tel: (31) 3349-0101.  
 
Banho anunciado  
A coluna antecipou, e a grita do PT foi geral.  
O próprio presidente nacional do partido, José Genoíno, veio a público defender a candidatura do ex-deputado João Coser à prefeitura de Vitória, com apoio do governo do Estado, que vem recebendo tratamento privilegiado do presidente Lula.  
As fichas estão na mesa. O namoro do PT com o Palácio Anchieta não dura. O governador Paulo Hartung vai dar uma de Pôncio Pilatos publicamente e deixar as articulações por conta do prefeito Luiz Paulo (PSDB).  
 
Queda de braços  
Está cada dia mais quente a queda de braços entre o presidente da Câmara de Vitória, vereador Ademar Rocha (PMDB), e o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Cláudio Vereza (PT).  
Rocha não refugou em suas acusações de que Vereza rasgou a Constituição ao conceder aumento aos deputados dentro da própria Legislatura. Depois disso, a Constituição Estadual foi emendada para legalizar o ato.  
Mas a história não ficou nisso. Veio uma ação do Ministério Público reduzindo de 21 para 11 o número de vereadores em Vitória, e Ademar foi de novo para cima de Vereza. Pintou até uma denúncia de que dois servidores do Legislativo Estadual foram flagrados fumando baseado e fazendo amor dentro do elevador em meio a uma festa no Palácio Domingos Martins.  
E imaginar que estamos a 15 meses das próximas eleições.  
 
Segurança privada  
O deputado Cabo Élson (PDT) está preocupado com denúncias que recebeu de que há coronéis por trás de empresas de segurança privada no Espírito Santo.  
Pode estar vindo uma nova CPI por aí.  
 
Saiba primeiro  
Quem lê Boca Miúda fica sabendo primeiro das melhores informações dos bastidores da política capixaba.  
Duvidam? Pois bem. A imprensa capixaba noticiou com destaque o depoimento da personal trainer do juiz Alexandre Martins Filho, que fez confidências a ela sobre ameaças que vinha sofrendo poucos dias antes de ser assassinado.  
Na última coluna, Boca Miúda deu com exclusividade a existência do depoimento da personal, dado à polícia menos de duas horas depois da morte do juiz.  
O que a imprensa não fez foi publicar as estarrecedoras revelações da personal.

  
Lelo Coimbra

O governador Paulo Hartung

Luiz Paulo

Cláudio Vereza

Ademar Rocha

João Coser

Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.