Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 327
Data:
15/4/2003
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 2004138 vezes
» Índice
» Autos
Rebelde com causa  

» Artigo
Dias tristes, mas não estéreis
» Turismo
EGITO  
A capital mística do Egito é rodeada de pirâmides, templos, mesquitas, múmias e camelos. Descubra através do rio Nilo as paisagens quentes e misteriosas desta antiga terra de faraós.

» Gente
Milionário perto do altar
» Economia
Guerra de colas  

» Fato
Escândalo para vender
» Produto
Chocolates refinados na Páscoa da Le Chocolatier
» Forró
Forró Dois passinhos pra cá,dois passinhos pra lá...
» Momento Vinho
Momento especial para os amantes do vinho que foram provar e aprovar a feira promovida pelo expert Péricles Gomes e seu braço direito, o chileno Ariel Péres.
» Social Cerimônia
Social Cerimônia
» Bahia In Foco
Daniela Firpo mostrou no Carnaval um repertório de canções de épocas diversas.
» Turisnotas
Othon em Fortaleza
» Jornalismo
VidaBrasil inaugura sua sucursal em casarão colonial no Rio Vermelho, na capital bahiana
» Triângulo
CVC, empresa do Grupo Líder, recebe o título de “Concecionária A” da GM, pela sexta vez consecutiva  

» Editorial
Cuidado com os limites
» Boca Miuda
Infeliz coincidência: presidente afastado da Assembléia Legislativa de Mato Grosso é nascido no Espírito Santo
Boca Miuda

Este é o Brasil  
O capixaba anda reclamando da falta de postos de gás natural veicular no interior do Espírito Santo.  
Em recente viagem a Santa Catarina, a constatação: apesar de o Estado ser servido pelo gasoduto Brasil-Bolívia, somente agora estão sendo construídos três postos de abastecimento para carros convertidos para gás natural.  
E imaginar que o gás natural tem que ser bombeado de volta para o subsolo ou queimado, e mesmo assim tem seu preço vinculado ao mercado internacional de pétreoleo. Êh, Brasil!  
 
Maldição capixaba(?!)  
Gente, será que isso é maldição capixaba ou o nome do Estado deixou de ser Espírito Santo?  
Não é que o presidente da Assembléia Legislativa do Mato Grosso, deputado José Geraldo Riva, afastado pela Justiça, nasceu no Espírito Santo.  
Riva nasceu em Guaçuí (ES), mesma cidade onde nasceu o dono da Encol, mas viveu desde criança no Paraná, onde iniciou sua vida profissional. Casado com Janete Riva e pai de três filhos, reelegeu-se deputado estadual, novamente, com uma votação recorde: 65.386 votos ficando em primeiro lugar entre os demais parlamentares.  
Em 1982, com apenas 22 anos, Riva foi eleito o mais jovem prefeito de Juara/MT e, em 94, chegou à Assembléia Legislativa como deputado estadual pelo PMN, com 8.090 votos. Em seu primeiro mandato como deputado ele exerceu o cargo de primeiro-secretário e presidente do Parlamento.Não deixou mais de se reeleger.  
 
Dois brasileiros  
Piadinha infame que circula pela Internet.  
Um suíço, à procura de orientação sobre o caminho, pára o carro num acostamento onde há dois brasileiros.  
"Entschuldigung, koennen Sie Deutsch sprechen?" - perguntou.  
Os dois ficaram mudos...  
"Excusez-moi, parlez vous Français?" - tentou ele.  
Os dois continuaram a olhar para ele impávidos e serenos.  
"Prego signori, parli Italiano?"  
Continuaram calados.  
"Hablan ustedes Español?"  
Nenhuma resposta.  
"Please, do you speak English?"  
Nada.  
Angustiado, o suíço desiste e vai embora. Vicentinho vira-se para Lula e diz:  
"Talvez devêssemos aprender uma língua estrangeira".  
"Pra quê?" - pergunta Lula. "Aquele idiota sabia cinco e não adiantou porra nenhuma!"  
 
Faltam amigos  
Rei morto, rei posto.  
Não é apenas o ex-poderoso deputado José Carlos Gratz que anda abandonado pelos amigos, como registrou a coluna Triângulo na edição passada.  
O ex-secretário de Comunicação, José Nunes Dias, enfrenta problemas graves de saúde e faltam-lhe amigos.  
 
Ditador mundial  
A imprensa nacional e regional deu pouca importância ao relevante pronunciamento feito pelo presidente do Congresso Nacional brasileiro, senador José Sarney, da tribuna da casa:  
"Agora, temos um ditador mundial. O presidente Bush se arvora de um ditador mundial para derrubar um ditador nacional. Agora, esse ditador mundial é quem diz o que está certo e o que está errado".  
Será que a mídia brasileira tem medo de alguma coisa ou está esperando ajuda financeira americana, agora que foi liberada a entrada de capital estrangeiro nos veículos de comunicação?  
 
Ex-comunista  
Elza Shuet, uma das fundadoras do Partido Comunista do Brasil (o ex-sisudo PCdoB) em Cachoeiro, onde no passado comandava greves principalmente nas administrações do cacique local, Theodorico Ferraço, agora mudou radicalmente.  
Elza entrou para a igreja evangélica Assembléia de Deus e virou assessora do senador Magno Malta (foto). E está afinadinha com Ferraço.  
 
Teatro em Alegre  
Polêmico e com a imagem desgastada, o prefeito José Carlos Caléu de Oliveira (PFL), de Alegre, marcou sua administração anterior pela construção do Centro de Lazer Geraldo Santos, o segundo do Estado e onde é realizado anualmente o Festival de Arte e Música (Fama).  
Agora, está empenhado em deixar sua marca entregando à comunidade, até o final do próximo ano, o Teatro Municipal. O problema é encontrar uma área para a obra, que estará perfeitamente adequada à condição da cidade de pólo cultural.  
Alegre tem duas faculdades, com 11 cursos superiores e outros de pós-graduação. E, apesar da falta de investimentos no setor, é considerada cidade turística pela Embratur.  
Caléu, antes, tem que se entender com a Câmara de Vereadores, que ameaça cassar seu mandato.  
 
Mudança de partido  
"Se eu fosse jornalista também teria problemas, pois encher página de jornal todo dia é difícil".  
Do governador Paulo Hartung respondendo a Boris Casoy (SBT) se deixaria mesmo o PSB para ingressar no PT.  
O governador confirmou, porém, que até o final do ano o PSB vai ter que encontrar seu rumo e ele pretende participar ativamente nisso.  
 
Grampolândia legal  
Se foi o guardião, sistema recém-adquirido pelo governo que pode grampear até 3.600 telefones simultaneamente, que entrou em ação, não se sabe, mas o fato é que o serviço de informações criado na Secretaria de Estado de Segurança captou ligações perigosas de Pancas, no Norte do Espírito Santo, para o telefone público da Papudinha, presídio do Acre onde está o coronel da reserva da PM Walter Ferreira.  
Resultado: numa operação de madrugada, a polícia cercou a cidade e fez uma lenha, prendendo cerca de dez pessoas que estariam ligadas a uma quadrilha de crimes de mando comandada no Estado por Ferreira.  
 
Mestrado em segurança  
O Espírito Santo vai ter o primeiro curso de Mestrado em Segurança Pública da América Latina.  
O projeto, da Faculdade Novo Milênio, de Vila Velha, está em fase final de análise no Ministério da Educação e será coordenado por Jaqueline Muniz, única doutora em policiologia do Brasil.  
Jaqueline foi indicada à Novo Milênio pelo tenente-coronel Júlio Cezar Costa, um dos mentores do Programa de Planejamento de Ações de Segurança (Pro-Pas) do último governo do Estado. A admiração entre eles é recíproca.  
 
Volta ao ninho  
O prefeito Theodorico Ferraço (sem partido) pode voltar ao PTB.  
A Executiva Nacional do partido depôs a antiga direção estadual, comandada pela família Mauro, e colocou na presidência o deputado federal Marcus Vicente.  
Como represália, Max Mauro e Max Filho deixaram o PTB acusando Vicente de ser aliado político de José Carlos Gratz.  
"Tenho que dar contas à sociedade apenas de minha vida pública, de minhas relações pessoais e amizades cuido eu", reagiu o deputado, numa espécie de "já vai tarde" para os Mauro e seus aliados.  
Theodorico Ferraço deixou o PTB para apoiar ao governo Paulo Hartung, que tinha em Max Mauro seu principal adversário - ou único.  
 
Desvio de dinheiro  
O deputado estadual Carlos Casteglione (PT) entrou na Assembléia do Espírito Santo com Projeto de Lei tratando sobre a devolução de recursos públicos desviados. A proposta foi assinada também por dois outros parlamentares petistas: Brice Bragato e Helder Salomão.  
O projeto determina, em seu artigo 2º, que "sempre que houver denúncia criminal em qualquer instância pela prática de crime que envolva desvio patrimonial, de verbas do tesouro estadual ou de órgãos da administração direta ou indireta, deverá o Juiz, ao receber a denúncia, determinar a remessa de cópia à Procuradoria Geral do Estado, para que seja designado Procurador que, no prazo de 10 (dez) dias, requeira medida cautelar objetivando a indisponibilidade de bens do acusado e de seu cônjuge ou companheiro, até decisão final do processo".  
 
Io no creo...  
Deu na imprensa de Vitória que o ex-prefeito Rui Baromeu, de São Mateus, agora é evangélico da Igreja Evangélica Batista de Vitória, que funciona perto do canal de Jardim da Penha, e onde congregam o advogado tributarista Beline e o suplente de senador de Magno Malta, Xyko Pneus.  
Rui Baromeu andou ameaçado de prisão bem recentemente e teve pedido pelo Ministério Público o seqüestro de uma fazenda que teria sido comprada com um cheque da Prefeitura de São Mateus, que ele comandava.  
 
Solução Sonrisal  
O deputado Cabo Élson (PDT) chutou o balde com o governo e, num discurso emocionado, denunciou que policiais militares estão sendo transferidos do interior do Estado sem receber nada a mais por isso.  
"Tudo o que eu pedi foi que não mexessem com a Polícia Militar. Se mexerem, podem começar a comprar Sonrisal, porque vão ter muita dor de cabeça", ameaçou o Cabo Élson.  
 
Beira-Mar  
Um dos parlamentares da base do governo na Assembléia - ele pediu para não ter o nome divulgado - estranhou a última viagem que o governador Paulo Hartung (PSB) fez a Brasília:  
"Ele saiu daqui para ir buscar os royalties do petróleo e voltou cheio de pepinos, o maior deles o Fernandinho Beira-Mar".  
Como se sabe, ao retornar dessa bendita viagem Hartung anunciou que o Espírito Santo aceita receber o inimigo público número um da sociedade brasileira em um de seus presídios.  
Vai ser como mel na sopa. Afinal, o Espírito Santo é quase um subúrbio do Rio, onde Beira-Mar e seus asseclas mandam e não pedem.  
 
Santa ingenuidade  
Edson Vargas (PMN), um dos deputados novatos da Assembléia Legislativa, cobrou do presidente Cláudio Vereza (PT) porque não havia sido convidado para falar como líder de seu partido.  
Vereza, então, avisou que os discursos de lideranças são apenas um por dia. Edson abaixou a cabeça e, humildemente, pediu desculpas.  
 
Tom de oposição  
Com o PT na situação, o deputado Robson Vailant (PL) tomou para si a bandeira de oposição ao governo do Estado na Assembléia Legislativa e vem sendo a única voz dissonante no parlamento.  
Sua principal bandeira é o fim do pedágio da Terceira Ponte, a mesma que projetou Max Filho.

  
A coluna registra com pesar o desaparecimento do arquiteto baiano-capixaba, César Mendonça. Um inovador na arquitetura de Vitória. Lamentável!

senador Magno Malta

Edvaldo Ávila

governador Paulo Hartung

Rui Baromeu

Theodorico Ferraço

Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.