Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 327
Data:
15/4/2003
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 2004321 vezes
» Índice
» Autos
Rebelde com causa  

» Artigo
Dias tristes, mas não estéreis
» Turismo
EGITO  
A capital mística do Egito é rodeada de pirâmides, templos, mesquitas, múmias e camelos. Descubra através do rio Nilo as paisagens quentes e misteriosas desta antiga terra de faraós.

» Gente
Milionário perto do altar
» Economia
Guerra de colas  

» Fato
Escândalo para vender
» Produto
Chocolates refinados na Páscoa da Le Chocolatier
» Forró
Forró Dois passinhos pra cá,dois passinhos pra lá...
» Momento Vinho
Momento especial para os amantes do vinho que foram provar e aprovar a feira promovida pelo expert Péricles Gomes e seu braço direito, o chileno Ariel Péres.
» Social Cerimônia
Social Cerimônia
» Bahia In Foco
Daniela Firpo mostrou no Carnaval um repertório de canções de épocas diversas.
» Turisnotas
Othon em Fortaleza
» Jornalismo
VidaBrasil inaugura sua sucursal em casarão colonial no Rio Vermelho, na capital bahiana
» Triângulo
CVC, empresa do Grupo Líder, recebe o título de “Concecionária A” da GM, pela sexta vez consecutiva  

» Editorial
Cuidado com os limites
» Boca Miuda
Infeliz coincidência: presidente afastado da Assembléia Legislativa de Mato Grosso é nascido no Espírito Santo
Jornalismo

Uma nova aposta  
Depois do reconhecimento em estados como Espírito Santo, Minas Gerais, São paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, a Revista Vida Brasil Instala sua Sucursal de Salvador  
 
A revista Vida Brasil ganhou em Salvador escritório da sucursal, fortalecendo o trabalho jornalístico em fase de franco crescimento em todo o Estado da Bahia. A unidade está sendo comandada pessoalmente pelo editor desta revista, Celso Mathias que, com muito capricho, preparou uma sala charmosamente (vide box) bem instalada num casarão colonial localizado no Rio Vermelho, tradicional bairro a beira mar da capital baiana.  
Para Mathias, formalizar a sucursal baiana com estrutura física significa a concretização de um velho sonho acalentado há três anos, quando o veículo chegou em Salvador. Baiano, nascido e criado no município de Euclides da Cunha, estudou na Universidade Católica de Salvador (Ucsal), na gestão do saudoso Manoel Ubaldo Ribeiro, Mathias sente total satisfação em administrar de frente a revista, numa terra onde guarda boas recordações e recebe o carinho insubstituível de familiares e amigos e onde também firmou sólidos relacionamentos nos setores político, jornalístico e empresarial.  
Ao comemorar a inauguração da nova estrutura, o editor fez questão de confraternizar-se, num happy hour regado a bons vinhos, no final do mês passado, com a sua equipe de jornalistas e fotógrafos, familiares e convidados da imprensa. O momento foi de muita descontração e otimismo manifestados pelos participantes, diante das novas perspectivas de trabalho que se delineiam na Vida Brasil.  
Segunda capital — Com o novo escritório, Salvador torna-se a segunda capital brasileira a dispor de um espaço físico da Vida Brasil devidamente equipado. O primeiro escritório funciona no prédio-sede em Vitória, no Espírito Santo, desde quando a revista foi criada, sendo integrado pelos setores administrativos e estrutura gráfica. As demais sucursais trabalham em sistema de escritório virtual em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.  
As capitais, que integram a trajetória de circulação da Vida Brasil, foram escolhidas a dedo por Mathias por entender que elas esbanjam características próprias e têm grande potencial de crescimento em diversas áreas. "Queria uma rede não regional e criei um nicho próprio, ao concluir que Vitória era muito pequena para a Vida Brasil e que o Brasil [é muito grande para os recursos que dispunha", justifica ele.  
Em Salvador, a Vida Brasil evoluiu consideravelmente, passando de 1.200, no período de criação da sucursal, a 4.281 endereços. A previsão, segundo Mathias, é chegar até o final do ano a 24 mil pessoas. "Percebi que a revista vinha crescendo paulatinamente aqui e achei que estava na hora dela ter um espaço físico próprio", complementou.  
Gerando empregos — Atendendo a filosofia do veiculo, a distribuição é dirigida a um público exigente, formado por empresários, autoridades políticas, desembargadores, procuradores, jornalistas e publicitários, alem de empresas de assessorias de imprensa que apreciam material informativo de qualidade como se apresenta a Vida Brasil, há 17 anos. Produzida em policromia com alto padrão de acabamento, oferece reportagens diversificadas abordando temas voltados ao turismo, atualidade, comportamento, política, cultura, economia, etc.  
Com equipamentos de ultima geração, que determina agilidade no funcionamento do trabalho jornalístico, o escritório está linkado quase que instantaneamente com a sede da empresa, servindo de unidade de extensão, através da comunicação pela rede internet transmitida em alta velocidade. Integram a equipe de jornalismo cinco gabaritados profissionais - jornalistas, colunistas e fotógrafos, que debruçam sobre assuntos que ressaltam o estilo de vida do baiano, expõem a cultura e os atrativos locais, solidificam a economia e mostram os agitos da noite de Salvador. O setor administrativo é composto por quatro técnicos devidamente treinados para atuar no mercado informativo.  
"Vamos colocar a cara da Bahia nas páginas da Vida Brasil, valorizando o que essa terra produz, resgatando assim a baianidade`, disse Celso Mathias. Com isso, o editor garante estar contribuindo modestamente para a divulgação do Estado, como também promovendo a geração de emprego e renda  
 
A concepção do espaço  
 
Sobriedade e elegância. Assim definiram a concepção do projeto de arquitetura de interiores, para a sala da Vida Brasil, em Salvador, as arquitetas Rachel Café e Patrícia Santa`Anna, sócias do escritório Arquitetas Associadas. A idéia era criar um espaço funcional, moderno e confortável, mas respeitando as características originais do estilo colonial do antigo sobrado.  
Com esta finalidade, as arquitetas meteram a mão na massa e transformaram o espaço numa aconchegante sala climatizada, dividida em dois ambientes distintos - recepção e estação de trabalho. Ali, elas usaram a criatividade, transformando o pequeno espaço de trabalho num recanto agradável em que visitantes se sintam bastante à vontade.  
"O nosso projeto teve como preocupação retratar a performance da revista aliada ao perfil empreendedor de seu dirigente" , explica Rachel. Cuidadosas, as profissionais distribuíram as cores exatas, os objetos e moveis adequados em cada canto ou parede, tendo a preocupação de manter o espaço de circulação.  
O pé direito duplo do imóvel foi religiosamente mantido, sendo valorizado ainda mais pepa cortina em tecido voil, no tom bege fechado, que se derrama do teto ao chão. As cores pastel destacam o rodapé e o teto, e a branca define uma barra no meio reservada ao revisteiro, onde estão expostas as 12 últimas edições da Vida Brasil, que retratam a sua trajetória. Também neste espaço estão fixados quadros com fotografias de Celso Mathias ao lado de importantes personalidades do mundo político, artístico, empresarial e jornalístico, como Fernando Henrique Cardoso, Antonio Carlos Magalhães, Joelmir Betting, Roberto Marinho e Tom Zé.  
O conjunto de cores em pastel e branco foi utilizado como estratégia para deixar o ambiente mais acolhedor, segundo as arquitetas, diminuindo a sensação de altura excessiva provocada pelo pé direto. "Ao trabalharmos com cores expressivas no rodapé e teto, usamos um artifício para prender a atenção do visitante às imagens na parede, fazendo com que ao mesmo tempo o ambiente fique mais aconchegante", disse Patrícia.  
O equilíbrio dos móveis é promovido pela combinação do tom escuro da madeira de imbuia, utilizado no revestimento, com detalhes em aço escovado e vidro, desencadeando certa leveza. A mesa de trabalho recebeu criação especial das arquitetas que se esmeraram em desenhar um móvel elegante e prático, com curvas necessárias para acolher os movimentos do ocupante e abrigar os equipamentos de informática.  
O charme da sala pode ser visto num canto da entrada, onde uma bela touceira de palmeira se encarrega do toque paisagístico e do clima relaxante ao ambiente, ladeada com luminárias. Enquanto uma adega cumpre a função de servir com cortesia os visitantes, como bem gosta de fazer o anfitrião.  


Em visita a sede de Vida Brasil, as jornalistas Majorie Moura, Silvia Araújo, Helo Sampaio e a artista plástica Z. Abreu
Conforrto e praticidade, marcas registradas de Vida Brasil
Um revisteiro apresenta as doze últimas edições do periódico

Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.