O disco das duas moças russas que cantam vestidas de colegiais e simulam carícias é acusado de incentivar a pedofilia
Julia Volkova, de 17 anos, e Lena Katina, de 18 anos, já venderam mais de 1,5 milhões de cópias do primeiro álbum editado em língua inglesa, 200 Km/h in the Wrong Lane. Formam o duo Tatu, sigla da expressão russa Ta lyubit tu , que significa esta ama aquela .
Esta foi a primeira banda russa a atingir o número um da tabela de vendas do mercado britânico. O êxito proporcionou-se não pela música, mas pelo escândalo associado à banda. Julia e Lena dizem-se amantes e demonstraram-no no videoclipe do single All the Things She Said. Aparecem vestidas com uniformes de colegiais, molhadas pela chuva, trocando carícias e beijos perante um grupo de adultos que as observa com ar reprovador.
O vídeo teve efeito imediato. Richard Madeley e Judy Finnigan, conhecidos apresentadores da televisão britânica, acusaram as jovens de fazer "entretenimento pedófilo" e exigiram que a rádio banisse a canção. O grupo de proteção infantil Kidscape classificou a banda de "patética" e afirmou que o público-alvo é formado por "velhos porcos". Receia-se que a música e o vídeo provoquem um aumento dos abusos sexuais de menores.
O produtor da banda, Ivan Shapovalov, não esconde o conceito por trás do êxito: "É a lei do espetáculo: os escândalos são a melhor publicidade". Apesar de negar que a banda tenha um público pedófilo, admite que a música seja dirigida a uma audiência adulta à procura de "entretenimento com menores". E acrescenta que a idéia de uma banda de jovens lésbicas surgiu-lhe quando navegava em sites pornográficos na internet.
A letra da canção revela uma confusão sexual típica da adolescência: "Estou tão confusa/ sentindo-me encurralada e pressionada/ eles dizem que a culpa é minha por gostar tanto dela/ Quero fazê-la voar onde o sol e a chuva/ se abatem sobre o meu rosto e limpam a vergonha". Julia e Lena garantem ser amantes há cinco anos. "Trabalhamos juntas e dormimos juntas". À procura de uma justificativa para o êxito da banda, a Tatu, dizem: "Gostamos de fazer algo original e de ser diferentes de todos os outros". Um jornal de Moscou assegura que as jovens foram vistas passeando com os namorados na cidade - e que a relação lésbica é uma invenção para promover a banda.
O álbum ainda não chegou aos Estados Unidos, mas promete ser um sucesso no país que celebrou a adolescente Britney Spears, num clipe em que aparecia vestida com uma saia de pregas e com o cabelo amarrado e dois rabos-de-cavalo
|