Especificações - A pesquisa “VidaBrasil-melhores de 2001” foi desenvolvida no período de 07 a 15 de Janeiro de 2002. O target da nossa amostra foi o de pessoas com perfil dos leitores da revista “VidaBrasil”, ou seja: homens e mulheres de 25 a 55 anos de idade, das classes “A”e “B+”.
O critério que utilizamos para a definição da classe sócio-econômica dos entrevistados foi baseado na pontuação de itens de conforto possuídos pelos entrevistados que pode ser convertido em termos de “renda familiar”, conforme segue:
Classe “B+” R$ 2.100,00 a R$ 3.600,00
Classe “A” acima de R$ 3.600,00
Metodologia e amostra - Foram realizadas 750 entrevistas pessoais e individuais, por “equipes volantes”(02 supervisores e 10 entrevistadores) em locais de grande fluxo da cidade de Vitória, bem como em domícilios e estabelecimentos comerciais, mediante aplicação de questionário previamente estruturado com questões fechadas, com tempo médio de aplicação de 25 minutos.
Para aferir-se com maior exatidão os “3 melhores” em cada um dos 54 itens estudados, solicitou-se aos entrevistados que indicassem não apenas um nome, mas os nomes das 3 (três) empresas/ produtos/ pessoas considerados os melhores em relação a cada área questionada, ordenando-os do 1º ao 3º lugar, segundo suas preferências. Não se trata portanto de uma pesquisa de Recall. Aqui o entrevistado apontou o que achou melhor.
Os resultados finais foram cruzados por “sexo”, “faixa etária”e “classe sócio- econômica”e a amostra foi previamente estratificada conforme segue:
CLIQUE PARA VISUALIZAR
|