Fim das carretas
Os motoristas que trafegam pela rodovia Governador Mário Covas (BR 101), entre o norte do Espírito Santo e o sul da Bahia, estão livres de 95 carretas de eucalipto por dia, tiradas de circulação com a inauguração do terminal marítimo da Aracruz Celulose, ligando o Portocel, em Barra do Riacho (Aracruz) a Caravelas (BA).
A iniciativa da empresa, que investiu 53 milhões de dólares na construção de terminais intermodais – além do marítimo, inaugurou um novo ramal ferroviário e um aeródromo –, pode mostrar, de forma inequívoca, que a navegação de cabotagem é uma alternativa real para um país com 8 mil quilômetros de costa marítima.
Agora, só falta a recuperação da rodovia, principalmente no sul da Bahia, onde está uma buraqueira só.
Skal
Foi eleita por aclamação a nova diretoria do SKAL Internacional de Vitória. As eleições aconteceram ontem, dia 10 de março, no auditório do Bristol La Residence. Fernando Zouain, diretor da Viamax Viagens e Turismo, foi eleito presidente do Clube. A diretoria para o mandato 2003/2004 conta ainda com os nomes de Elvira Altoé (NBR Viagens e Turismo), Henrique Paiva (Vixtur), Espedito Raphael (AeroVitória), Helcio Rezende (Hostess Hotéis), Edson Ruy (Intercontinental), Giulio Imbroisi (GMA Solemare), José Henrique Neffa (Alice Vitória Hotel) e João Carlos Bravo de Oliveira (R Sul). A cerimônia de posse será realizada em abril.
Internacional
A artista plástica Cristina Rezende acaba de chegar de Nova York, onde realizou exposição na Galeria Montserrat, no badalado bairro do Soho.
Em sua primeira exposição em solos nova-iorquinos, a artista está colhendo excelentes resultados, já que as formas arrojadas e as cores luminosas de suas obras impressionaram não só os visitantes da exposição, mas também mestres e críticos de arte da cosmopolita cidade.
Prova disso, é que o seu trabalho recebeu uma elogiosa crítica, que estará sendo publicada em uma renomada revista de arte americana ainda neste mês. Proprietários de outras galerias de arte de Nova York já entraram em contato com sua agente no exterior, a brasileira Sinésia Karol, para agendar novas exposições para este ano.
Um convite muito especial também veio do proprietário de uma galeria de arte em Londres, que após visitar a exposição de Cristina, convidou-a para expor na Europa.
Ponto
O mineiro-capixaba José Armando Figueiredo Campos, presidente da CST, acaba de assumir o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), substituindo Félix de Bulhões.
A posse foi realizada no auditório André Franco de Montoro na Assembléia Legislativa de São Paulo.
Fazem par com ele no conselho de administração CEBDS nomes como Antônio Ermírio de Moraes, Benjamin Steinbruch, Emílio Odebrecht, Erling Lorentzen, Roger Agnelli, entre outros.
Contraponto
No que diz respeito às decisões judiciais, só nos tribunais elas podem ser discutidas. No entanto, quanto às relações pessoais pergunta-se: onde está a súcia de “amigos” importantes que costumava acompanhar o então presidente da Assembléia Legislativa do Espírito Santo, José Carlos Gratz, pedindo-lhe favores e atenções?
O tempo, como diria aquele presidente, é senhor da razão.
Ford
A Ford nomeou Luiz Carlos Borsari (foto abaixo) para o cargo de diretor financeiro da Ford Brasil e de operações da América do Sul, em substituição a Olga Hernandez, que retornou para os Estados Unidos. Borsari é o primeiro brasileiro a assumir a diretoria da área de finanças da Ford na região.
Luiz Borsari era, até então, diretor-presidente da Ford Credit Brasil, cargo em que comandou a implementação da parceria estratégica com o Grupo Bradesco na área de financiamento de veículos e com o Grupo Unibanco/Rodobens na área de consórcio. Essa mudança estratégica, totalmente alinhada com os planos de expansão da Ford, no Brasil, resultou em melhor suporte às necessidades da rede de distribuidores, propiciando ainda uma gama de produtos e serviços financeiros mais ampla e competitiva aos consumidores Ford.
Bom negócio
O grupo Roncetti está se especializando em montar grandes e bons negócios para, depois, vendê-los e investir em Miami, EUA.
Depois de vender sua rede de supermercados do Espírito Santo para o Carrefour, inclusive o hipermercado da Praia do Canto, o grupo capixaba vendeu também o hiper que havia construído em Campos (RJ) com as bênçãos de Anthony Garotinho, quando era prefeito da cidade.
O Bom Marchê é o novo dono do hiper da cidade da goiabada cascão.
Interesses
O empresário Xyko Pneus, suplente do senador Magno Malta (PL-ES), tem importantes interesses a defender na área portuária. Por isso, o pastor-senador indicou um protegido seu, Danilo Queiroz, para uma das diretorias da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa).
|
|
O mineiro-capixaba José Armando Figueiredo Campos, presidente da CST,
Luiz Carlos Borsari
José Carlos Gratz
|