Lembra daquele velho adágio que assegura que a “esperança é a última que morre”? Quem acompanha a história política do Espírito Santo observa na prática essa “verdade” popular.
A cada eleição, cada novo governo, cada nova composição da Assembléia Legislativa, são grandes as expectativas de que mudanças ocorrerão e que os problemas verificados nos poderes Executivo e Legislativo não vão mais se repetir.
Foi assim no início do governo de Albuíno Azeredo, de Vitor Buaiz e de José Ignácio Ferreira. Cada um, a seu modo, e demonstrando não ter nenhuma preocupação em cumprir suas promessas de campanha, colocou por terra toda a esperança do povo capixaba.
Foram doze anos de expectativas frustradas.
Mas, parece que nada do que aconteceu com esses governos provocou o desânimo e a falta de esperança na população. Ao contrário, em outubro do ano passado, mais uma vez, o capixaba voltou às urnas mostrando sua indignação e sua vontade de ver o Espírito Santo ser dirigido por políticos sérios e responsáveis.
Assim como aconteceu no cenário nacional, foi a esperança de dias melhores que deu a vitória de Paulo Hartung nas eleições capixabas.
Hoje, quase 100 dias depois do governador assumir o Palácio Anchieta, a expectativa positiva sobre a administração estadual continua sendo observada. Pesquisas mostram o quanto o capixaba parece confiar no novo Poder Executivo.
Imaginar que todos os problemas serão resolvidos de imediato é como acreditar em Papai Noel. A população precisa entender que é preciso tempo para recompor a ordem, acertar as contas, criar novas e claras regras. Em todos os setores do Estado, erros cometidos pelos antecessores deixaram marcas profundas e de difícil cicatrização. O novo governo precisa ter calma e consciência de que mudanças não são feitas da noite para o dia.
É também preciso ter vontade de mudar.
E isto Paulo Hartung começa a mostrar que tem. Um exemplo foi o “pacote ético” enviado pelo Executivo para a Assembléia Legislativa na primeira quinzena desse mês. Tirando privilégios concedidos pelo governo anterior e aplicando uma série de medidas rígidas de controle de gastos, Hartung deu indicativos de que pretende governar com seriedade.
Sabemos que há muito por fazer e vamos esperar e acompanhar cada passo desse governo, com a esperança de, mais uma vez, não ter nossas expectativas frustradas.
|
|
|