O poder e a mídia
“Jornalistas não têm amigos no poder, têm fontes.”
O jornalista Marco Eid está lançando, pela M. Books, um livro que é um verdadeiro roteiro de como montar uma assessoria de imprensa na área governamental, séria e precisa, que funcione como agência de notícias para os veículos de comunicação, deixando de lado a indústria do boato e, de fato, prestando serviços à comunidade da informação e funcionando como um canal de relacionamento entre repórteres, pauteiros e fontes. O livro também aborda as relações e ruídos ainda existentes, no plano da comunicação, entre governo e setor privado.
Deveria ser livro de cabeceira para muita gente do ramo, principalmente no Espírito Santo.
Retranca
As críticas dos petistas que querem mudanças já serão inevitáveis com a disposição do ministro de cravar um superávit do orçamento maior que 4% do PIB
A projeção econômica mais esperada depois do anúncio pelo Banco Central do teto de 8,5% para a inflação a ser perseguida em 2003 é o tamanho do superávit do orçamento federal que o governo está disposto a bancar. O número será conhecido na semana que vem. É dessa nova meta que pode extrair-se a confiabilidade tanto da promessa inflacionária como do giro da dívida interna, já que o excedente forçado dos recursos orçamentários destina-se a fazer frente à parte do ônus dos juros incidentes sobre este mesmo passivo público.
Caparaó vem aí
Está na reta final o trabalho do jornalista José Caldas da Costa, que assina a coluna Boca Miúda aqui na VidaBrasil, no resgate da memória da Guerrilha do Caparaó, discutindo as razões de não ter prosperado a primeira tentativa de reação armada ao regime militar de 1964.
Há cinco anos Caldas pesquisa o assunto e está escrevendo o livro "Cabras e ratos", que deverá ir para o mercado em abril.
Um trabalho no nível dos melhores já publicados no país sobre a história recente do Brasil, com mais de 500 páginas e uma abordagem totalmente nova. Vai ser editado pela Vidagraf.
Anéis
Os anéis de formatura representam um sonho acalentado por todos os estudantes: o diploma. Mais que uma peça de valor, simbolizam, através de suas pedras preciosas e seus símbolos, a profissão escolhida pelo aluno. Ciente da importância desta jóia, a Joalheria e Relojoaria Bossanel dispõe para os formandos uma vasta coleção. “Sendo usado tanto durante o dia quanto a noite, os anéis de formatura nunca saem da moda”, afirma Edmar Bossanel (foto), proprietário da loja.
Premiados
Quem anda rindo à toa é o empresário Apolo Rizk, leia-se Concessionária Ford Contauro e Honda Moto Vena. Tudo por conta do excelente desempenho das duas montadoras que representa no Espírito Santo e Minas Gerais.
A Ford teve durante o ano de 2002 um crescimento histórico, principalmente na área de caminhões. Na linha de automóveis, a montadora abocanhou uma série de prêmios pelo lançamento do novo Fiesta, bem assim uma considerável fatia de mercado.
No segmento de motocicletas, além da tradicional loja da avenida Marechal Campos, em Vitória, a Moto Vena acaba de inaugurar mais uma concessionária em Vila Velha. A nova loja funciona na avenida Carlos Lindenberg, ao lado da Contauto. Modernas instalações abrigam completo showroom, assistência técnica, peças e boutique de acessórios.
O homem tem ou não tem motivos para rir à toa?
Números
As estatísticas do Fórum Social Mundial revelam a magnitude e a importância do evento. Segundo a secretaria executiva, cerca de 100 mil delegados, observadores, profissionais de imprensa e ativistas de todo o mundo participaram do evento. Foram registrados um total de 20.763 delegados, representando 5.717 organizações de 156 países. O Acampamento da Juventude abrigou cerca de 25 mil pessoas, das quais mais de 19 mil foram credenciadas como representantes de cerca de 700 coletivos.
Entre os 4.094 jornalistas que efetivamente cobriram o evento para 51 países, o Brasil foi quem enviou o maior número de representantes: 2.131 profissionais de 808 veículos. A imprensa italiana foi a segunda mais numerosa, com 153 jornalistas representando 83 veículos. Em seguida, vem a Argentina, com 141 jornalistas de 73 veículos, e a França (153 jornalistas de 74 veículos). As delegações dos Estados Unidos e do Uruguai enviaram 97 jornalistas cada, sendo que os do EUA representavam 53 veículos contra 42 do Uruguai.
A organização do Fórum Social 2003 teve um custo direto total de US$ 3,485 milhões, fora os indiretos, com pessoal e hospedagem de conferencistas, que foram assumidos pela Prefeitura de Porto Alegre.
Paulatinamente
É da designer baiana Tina Guedes o novo projeto gráfico desta revista. A paginação começará a ser implantada na edição da segunda quinzena deste mês, com estréia da coluna BahiaInFoco, assinada por Michelle Marie e Paula Magalhães. Sem trocadilhos, as outras seções serão paulatinamente implantadas por Tina.
Garotinho
Não está pegando bem, principalmente junto à imprensa que conhece muito bem os meandros da administração pública, o ex-governador Anthony Garotinho afirmar que não conhecia ou mal conhecia o poderosíssimo Silveirinha, homem com poder de manipular bilhões de reais e ganhar milhões de dólares. Nem mesmo um ingênuo Garotinho!
|
|
Risk à esquerda, recebe da Ford mais um prêmio
Edmar Bossanel
Tina Guedes
|