Vidabrasil circula em Salvador, Espírito Santo, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo Edição Nº: 305
Data:
30/4/2002
Capa | Edições anteriores| Assine já | Fale com a redação
Página visitada: 2004148 vezes
» Índice
» Editorial
A garantia da qualidade
» Autos
Um milhão de apaixonados por veículos automotores foram ao New York International Auto Show
» Triângulo
Ágil
» Turisnotas
Em Brasília, Kubitschek Plaza recebe Certificado de Qualidade ISO 9002 em todos os seus setores
Boca Miuda

Rita na vice  
A última eleição de Rita Camata para deputada federal já não foi das mais fáceis. Ela precisou correr muito na última hora para garantir os votos necessários à sua volta à Câmara dos Deputados.  
Agora, depois de envolver-se com a intervenção na direção regional do PMDB, Rita está empenhada em tentar ser a vice na chapa de José Serra. Enquanto isso, suas bases vão sendo comidas pela beirada pelos adversários.  
O popular  
O senador Ricardo Santos, que chegou ao Congresso graças à eleição de José Ignácio Ferreira para governador, tenta provar que pode voar sozinho.  
Foi para a televisão, no horário eleitoral gratuito do PSDB, fazer auto-promoção a fim de ficar mais popular, pois vai disputar a reeleição.  
 
Pé de ouvido  
O governador José Ignácio Ferreira trancou-se na sala do piano do Palácio Anchieta, no último dia 15, com o comendador Camilo Cola, que ensaiou uma candidatura ao Senado pelo PMDB, mas parece ter desistido da idéia.  
O encontro sucedeu a um outro que Camilo teve em Cachoeiro com o senador Paulo Hartung, pré-candidato do PSB ao governo do Estado.  
 
Blefe de LP  
Publicamente, ele nunca disse isso. Os amigos o fizeram para ele.  
Luiz Paulo Vellozo Lucas teria sido picado pela mosca azul ao ver uma pesquisa que o localizava bem nas intenções de voto.  
Previa-se que, ao voltar da viagem ao exterior, ele poderia não reassumir para habilitar-se às eleições.  
Quem esperava por isso se estrepou. Luiz Paulo reassumiu.  
Tirando o chapéu  
É de tirar o chapéu. Depois de toda a artilharia pesada, o governador José Ignácio Ferreira (PTN) ainda vai decidir a sua sucessão.  
Nos bastidores políticos comenta-se que ele vai disputar o primeiro turno para se defender dos ataques e, no segundo, fica com Max Mauro.  
Como sempre, José Ignácio não confia em acordos com Paulo Hartung.  
Ex-amigos ou não  
Não seria conveniente convidar para a mesma mesa o ex-superintendente de Comunicação Edmar Lucas do Amaral e o governador José Ignácio Ferreira. Principalmente se houver facas e garfos por perto.  
Edmar andou reclamando do “ex-amigo” e prometendo declarações bombásticas a quem lhe oferecesse espaço para isso.  
Depois, falou-se numa reconciliação. Afinal, são amigos de long time.  
 
Vitória da liberdade  
27 de março de 2002 ficará na história da imprensa brasileira como um dia de vitória na guerra em defesa da liberdade de expressão. Os desembargadores Sérgio Gama, Pedro Valls Feu Rosa e Sérgio Bizzoto arquivaram o processo por “calúnia, injúria e difamação” movido contra a jornalista Maura Fraga pelo deputado federal Max Mauro (PTB).  
Por unanimidade, a Primeira Câmara Criminal, do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, votou a favor do habeas corpus pedido pelo advogado Homero Junger Mafra. Desde a prisão de Hélio Fernandes, da “Tribuna da Imprensa”, do Rio, na ditadura, não se via confinamento de jornalista, por “crime de informação”, no país. Maura ficou 31 dias em prisão domiciliar, condenada pela Lei de Imprensa, da ditadura.  
O próprio Hélio Fernandes, ao saber da vitória, escreveu em seu jornal, dia 3 de abril: “Bravos, Maura. Satisfação pela tua libertação pessoal, parabéns aos desembargadores, que não tiveram medo de nada, e restabeleceram o predomínio da liberdade de imprensa. Vá em frente, que gloriosa e vitoriosa está a coletividade agradecida”.  
 
Piadinha infame  
Vem circulando pela internet a seguinte piadinha política intitulada “encontro na floresta”.  
Encontram-se na floresta Branca de Neve, a Fera (da Bela e a Fera) e Ali Babá.  
– Sou a mais linda do mundo – fala a Branca de Neve.  
– Sou o mais feio do mundo – fala a Fera.  
– Sou o maior ladrão do mundo – fala Ali Babá.  
Eles entram um por um na caverna para falar com o sábio da floresta, atual possuidor do espelho mágico. Entra a Branca de Neve e sai muito feliz...  
– Sou de fato a mais linda do mundo.  
Entra a Fera...  
– Sou o mais feio do mundo, viva!  
Entra o Ali Babá, desesperado:  
– Pelo amor de Deus, quem é essa tal de Roseana Sarney?  
 
Atentado à democracia  
O assassinato do advogado Marcelo Denadai é um atentado contra a democracia. Como, a rigor, vem acontecendo há um bom tempo no Espírito Santo.  
A polícia agiu rápido e já botou as mãos em cima de quatro maus elementos de seus quadros, suspeitíssimos de terem executado o crime. Resta saber a mando de quem.  
Bem, mas a menos que a sociedade capixaba se levante de uma vez por todas, daqui a pouco a morte de Marcelo é esquecida também e os bandidos voltam a tramar mais um assassinato.  
E assim desencaminha-se o Espírito Santo, cada vez mais emporcalhado pela ação de alguns maus capixabas.  
Mau administrador  
José Carlos Gratz, presidente da Assembléia, deu o tom do que vem por aí.  
Bateu firme no deputado Max Mauro e no prefeito Max Filho, de Vila Velha.  
“Um prefeito que em um ano de administração conseguiu colocar todo mundo contra ele é prova de quem é mau administrador”, disparou Gratz, na parte mais amena do discurso.  
Tática do PC  
O PC do B, como acontece em todas as eleições, já prepara sua estratégia para tentar colocar um representante na A.L..  
O último deles foi João Martins, que virou assessor de José Carlos Gratz (PFL).  
Agora, o candidato dos sonhos comunistas é Chico Neto, presidente da Câmara de Baixo Guandu e filho do prefeito Chico Barros (PMDB).  
 
É bom que se diga  
Se é para bagunçar a democracia na América Latina, está claro que os EUA já perderam mesmo o seu “direito” de mandar, pelo menos, nessa parte do grande continente. Serão sempre derrotados pela determinação latino-americana de virar de vez a mesa.  
O fracasso de sua tentativa de depor Hugo Chaves, presidente da Venezuela, através dos burocratas e seus peixinhos miúdos, mostrou não só a grande virada política dos estados latino-americanos em valorizar a legalidade e a democracia, mas também sua capacidade de articular-se politicamente longe das imposições e pretensões imperialistas da Casa Branca.  
 
Último espaço  
Depois de ver tantos pré-candidatos a deputado estadual com o apoio da administração municipal de Vitória, o vice-prefeito Ademir Cardoso (PSDB) comunicou à Câmara que, em caso de vacância do cargo de prefeito, não irá assumi-lo.  
Vai candidatar-se mesmo a deputado federal na tentativa de entrar no vácuo evangélico de Magno Malta (PL), cotadíssimo para o Senado.  
“É minha chance”, resumiu Cardoso.  
 
Sem provas  
 
Homem de hábitos simples, o deputado Mateus Vasconcelos subiu à tribuna da Assembléia, para defender-se veementemente da acusação gravada pelo Fantástico, de que teria recebido um “troco” de cerca de R$ 1 milhão. “Acusar sem nenhuma prova como ali foi feito, qualquer um pode ser a vítima do difamante. Vou processá-lo e a quem mais eventualmente me acusar.”  
 
Propaganda antecipada  
A Justiça Eleitoral está acionando todos os candidatos que, na visão dela, de uma forma ou de outra fizeram propaganda política fora de hora.  
Não apareceu no noticiário sobre o assunto o nome do deputado federal João Miguel Feu Rosa, que apareceu, com foto e tudo, nos painéis eletrônicos de Vitória com a inscrição: “100% Feu Rosa”.  
 
Botando banca  
Ademar Rocha, presidente da Câmara de Vitória, resolveu marcar posição.  
Promoveu uma big festa de aniversário para o senador Paulo Hartung (PSB) no Recreio dos Olhos no último dia 21.  
Deu quase 2 mil pessoas.  
 
Fora de jogo  
Times que disputam o Campeonato Capixaba de Futebol, da Primeira e da Segunda Divisões, vinham usando nomes de políticos em suas camisas.  
A Federação jogou pesado. Proibiu a prática e, além das penalidades da instância esportiva, prometeu denunciar qualquer transgressão à Justiça Eleitoral.  
Pela legislação, não pode haver propaganda política não apenas nas camisas, mas também nos estádios e clubes.  
 
Dinastia  
O herdeiro da dinastia dos Ferraço está preparado.  
Dono da grife Arranha Gato, que nos anos 80 fez sucesso no Brasil e até em Milão, Marcos Ferraço está sendo preparado pelo pai, Theodorico Ferraço, para chegar à Assembléia Legislativa.  
 
De olho na telinha  
Os deputados capixabas estão andando mais bem vestidos, por determinação da presidência da Casa.  
Tudo por conta da TV Assembléia, sintonizada pela Net e, em pouco tempo, em canal aberto, segundo promessa de José Carlos Gratz.  
 
“Se o sujeito está com o traseiro no forno e a cabeça na geladeira, não se pode dizer que ele está com uma ótima temperatura média” Delfin Netto.

  
O senador Ricardo Santos

Camilo Cola

Edmar Lucas do Amaral, ex-secretário de Comunicação e...

Luiz Paulo Vellozo Lucas

José Ignácio Ferreira

Mateus Vasconcelos

Copyright © 2001, Vida Brasil. - Todos os direitos reservados.