Olho nele
A bancada federal uniu-se toda contra o deputado Marcus Vicente (PPB) desde que começou a ser dito que ele deverá ser o mais votado nas próximas eleições.
Como ainda falta muita água para passar debaixo da ponte, se Marcus não se cuidar pode enfrentar muitas dificuldades daqui para a frente.
Caminhos do PT
Do jeito que as coisas andam em nível federal, parece estar chegando a hora de Lula finalmente ser Presidente da República.
Mas nos bastidores da política capixaba o partido dele não parece com a mesma determinação. Embora o deputado federal João Coser tenha sido indicado nas prévias como o candidato do partido ao governo, tudo o que acontece leva a crer que ele vá se alinhar com Paulo Hartung.
O senador não foi à toa para o PSB.
Contraponto
O procurador-geral do Estado, Flávio Nogueira (foto), correu para Brasília e foi se avistar com o chefão do Ministério Público, Geraldo Brindeiro, para convencê-lo de que não há os alegados motivos apontados por procuradores da República, que pediram intervenção federal no Estado.
Intervenção não é brinquedinho de uso pessoal. Está prevista na Constituição Federal, em cima de situações objetivas, que ameacem a ordem institucional. O que, decididamente, não é o caso capixaba.
Festa em família II
Por falar em festa em família, a dos 50 anos do ex-vereador de Vitória Cornélio Alvarino, atualmente no PL, foi em Manguinhos, na Serra.
Ao lado do patriarca Izildo, que também foi vereador por vários mandatos na capital, da mãe, Lídia, e de oito irmãos, Cornélio foi para o fogão e recebeu um grupo de amigos, principalmente da Igreja Batista, com uma paella.
Revanche
Começou o troco: a Justiça anulou o ato da junta interventora do PMDB capixaba, que expulsou do partido uma penca de filiados de peso que ocupam cargos no governo do Estado.
Coincidência
A promotora Fabiana Fontanella, que ofereceu o pedido de prisão preventiva da primeira-dama, Maria Helena, tem um colega de Ministério Público dentro de casa.
Seu marido, Sócrates de Souza, figurou entre os nove nomes da lista que o Ministério Público enviou para a indicação do substituto da ex-presidente Maria José Velloso no cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
A escolha recaiu em Elci de Souza.
Festa em família
Depois de superar um duro desafio de saúde, a coordenador da Casa dos Municípios da Assembléia, Albene Moscoso, fazia mesmo por merecer as homenagens que recebeu durante três dias em seu aniversário.
Como todo ano faz, Albene também despachou cartões de Natal com motivos familiares.
Desta vez, ela resgatou imagens de suas origens baianas, com os irmãos e a filharada ao lado.
Amor de mãe
No fechamento desta edição, dona Tininha, uma humildade senhora de 66 anos que virou prefeita do belo município de Conceição do Castelo, estava sob processo de impeachment da Câmara de Vereadores.
Detalhe: dona Tininha, que mal sabe escrever o nome, foi colocada nessa enrascada pelo filho, o ex-deputado José Gotardo (PL), que era o prefeito e renunciou para assumir como suplente na Assembléia por três meses.
Ela deve amar muito o filho, mas, diante dessa, é difícil dizer o mesmo sobre ele.
Um nome
Guardem este nome: Edson Vargas.
O rapaz não tem tradição política, mas se move com esperteza por todo o Estado e, principalmente, na Serra, onde presidente uma obra social denominada Ministério Desafio do Brasil, com atuação principalmente em Feu Rosa, Vila Nova de Colares e Planalto Serra, que juntos são maiores do que dois terços dos municípios capixabas.
Ele é pré-candidato a deputado estadual pelo PMN.
Mandato
Existem evidências de que o governador José Ignácio pode deixar o governo em abril, desincompatibilizando-se para concorrer a um mandato nas próximas eleições. Muito provavelmente a deputado federal, embora esteja em um partido nanico, o PTN.
Essa possibilidade o governador já confidenciou para Nelson Aguiar, que se tornou o seu advogado em meio à discussão do processo de impeachment na Assembléia Legislativa.
Cavalo arreado
Da mesma forma, o presidente da Assembléia, José Carlos Gratz (PFL), vigia o cavalo eleitoral para montar, se ele passar arreado.
Isto significa, conforme antecipou a coluna, que Gratz pode mesmo assumir o governo em abril e candidatar-se à reeleição para o Palácio Anchieta.
Alemer, o presidente
Vale a pena ler nesta edição a entrevista do desembargador Alemer Moulin.
E constatar que o homem que vai comandar o Judiciário tem origens tão humildes quanto mais de 90% dos capixabas.
E mais: que está pronto para ser governador do Estado, se as conjurações políticas em trânsito resultarem nisso, por uma questão constitucional.
Doce amizade
Para quem não se bicava há menos de um ano, era muito animada a conversa entre o diplomata José Carlos da Fonseca Júnior, deputado federal e presidente-interventor do PFL capixaba, e o senador Paulo Hartung (PSB), virtual candidato a governador do Estado.
O encontro foi presenciado pela nata econômica capixaba na noite do último dia 15, na festa de fim de ano do Centro de Comércio de Café...
Só para refrescar a memória, Fonseca Júnior foi o secretário de Fazenda dos dois primeiros anos do atual governo quando ocorreram todos os fatos que geraram os escândalos financeiros da administração.
|
|
Marcus Vicente
Lula
Flávio Nogueira
|